Goioerê, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Política

11/01/2017

Temer comanda reunião no Planalto com Maia e Moraes para discutir segurança

Temer comanda reunião no Planalto com Maia e Moraes para discutir segurança

Diante da crise no sistema carcerário do país, o presidente Michel Temer comandará na manhã desta quarta-feira (11) uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e com parlamentares que integram a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Segundo apurou o G1, o objetivo do encontro, que ocorrerá no Palácio do Planalto, é discutir a crise nas penitenciárias, que têm registrado rebeliões e mortes desde as últimas semanas, e alternativas para viabilizar a implementação do Plano Nacional de Segurança, lançado na semana passada.

Recentes rebeliões em penitenciárias nos estados de Amazonas e de Roraima resultaram na morte de quase 100 presos.

Diante desse cenário, os dois estados e mais cinco unidades da federação pediram ajuda ao governo federal para garantir a segurança nos presídios, a ponto de o Ministério da Justiça anunciar o envio, por exemplo, de tropas da Força Nacional de Segurança.

Além disso, Rodrigo Maia já disse ao G1 defender que a Câmara vote, logo após retornar do recesso parlamentar, em fevereiro, projetos que tratem da segurança pública. Ele também chegou a dizer que pretende destinar uma semana exclusiva para votação dessas propostas (o presidente da Casa define, em acordo com os líderes partidários, os itens que serão analisados pelo plenário).

Em meio à crise nos presídios, a Procuradoria Geral da Repúblicou abriu quatro processos na semana passada para investigar os sistemas carcerários de Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia. Dependendo da avaliação, informou o órão, poderá pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) intervenção federal nos estados para restabelecer a ordem.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1 Política

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal