Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

14/01/2017

Perda de colágeno faz sua pele ficar flácida: aprenda a preservá-lo

Perda de colágeno faz sua pele ficar flácida: aprenda a preservá-lo

Qual é a função do colágeno
O colágeno representa cerca de 25% de toda a proteína do nosso corpo e é um dos responsáveis por dar firmeza à pele. Em resumo, ele é o componente que mantém as células unidas e a pele com aspecto jovem. Diversos estudos apontam que para evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas é necessário preservá-lo. Além da relevância para a pele, a função do colágeno vai muito além: ele ajuda a prevenir doenças como artrose e inflamação nas articulações.

Apesar de o nutriente ser produzido pelo nosso organismo, os níveis de colágeno na pele, ossos, cartilagens e outros tecidos diminuem com o tempo. Ao atingir 25 anos, as pessoas perdem em torno de 1% de colágeno por ano. É por isso que, por volta dos 30, é normal que a pele comece a ficar mais flácida.

Como proteger o colágeno
Agora que você já sabe o quanto essa proteína é importante, descubra como preservá-la. Para isso, é fundamental ficar longe de fatores que podem danificar sua estrutura e potencializar a diminuição de sua produção.

Aposte em uma alimentação saudável
O consumo excessivo de açúcar e carboidratos pode prejudicar a produção do colágeno no seu corpo. Portanto, se você é fã número 1 de alimentos como brigadeiro e pão, o ideal é diminuir o consumo já.

Tente manter uma dieta balanceada e opte por alimentos que incentivem a produção de colágeno, como:

Ricos em ômega-3
São capazes de reduzir a perda do colágeno. Dicas: salmão, atum e linhaça.

Vitamina A
Produz novas fibras da proteína. Dicas: ovo, agrião e mamão.

Vitamina C
Responsável por formar novas fibras de colágeno no corpo. Dicas: laranja e brócolis.

Não abra mão do protetor solar
A exposição excessiva ao sol é uma das maiores culpadas pela perda de colágeno, já que a radiação ultravioleta pode alterar a função celular. Portanto, usar filtro solar diariamente, independentemente do clima, é fundamental.

O ideal é escolher um produto que proteja contra os raios UVA, UVB e dos danos causados pelos raios infravermelhos. Assim, usando protetor diariamente, você estará se prevenindo contra o envelhecimento precoce e a perda de elasticidade da pele, já que eles ajudam a preservar o colágeno.

Procure pelo fator de proteção solar específico para o seu tipo de pele e aplique sempre antes de sair de casa.

Faça exercícios regularmente
Praticar atividades físicas é essencial para manter o processo de produção natural de colágeno no organismo. Isso porque, ao se exercitar, você ativa as células produtoras da proteína, conhecidas como fibroblastos. No entanto, tome cuidado, pois as atividades devem ser moderadas e nunca excessivas.

Fique longe do álcool e do cigarro
O consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro pode, sim, acelerar a perda do colágeno no organismo. Como ninguém aqui deseja apressar o envelhecimento.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BOLSA DE MULHER VIX

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal