Goioerê, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

17/01/2017

O pingente idêntico ao de Anne Frank descoberto em antigo campo de extermínio nazista

O pingente idêntico ao de Anne Frank descoberto em antigo campo de extermínio nazista

Pesquisadores descobriram um pingente praticamente idêntico ao usado por Anne Frank em meio a escavações no campo de extermínio nazista de Sobibor, na Polônia.

Anne Frank foi uma adolescente de origem judia morta pelos nazistas durante o Holocausto - como ficou conhecido o genocídio de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Sua figura tornou-se icônica após a publicação de seu diário, revelando os horrores pelos quais passou no período.


Especialistas da equipe do Memorial do Holocausto Yad Vashem, de Israel, acreditam que o pingente pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

Como Anne, Karoline nasceu em Frankfurt em 1929. A equipe do Yad Vashem a rastreou por meio de uma data de nascimento gravada no pingente.
Historiadores afirmam ter encontrado provas de apenas dois pingentes desse tipo.

O pequeno pingente triangular tem em uma das faces a expressão "Mazal Tov" (boa sorte) escrita em hebraico, junto da data de nascimento de Karoline e o nome de sua cidade natal, Frankfurt.


Escavações ocorreram no campo de exterimínio de Sobibor, na Polônia, que nazistas tentaram descaracterizar plantando árvores.

Na outra face, está gravada a letra hebraica "Hay", frequentemente usada para representar o nome de Deus, cercada de três estrelas de David, o símbolo associado ao judaísmo.


Pesquisadores estão agora tentando descobrir por meio de algum parente vivo se as adolescentes teriam se conhecido.

O Yad Vashem está trabalhando junto à Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) para escavar partes do campo nazista de Sobibor.
O pingente foi encontrado no que se acredita ser o lugar onde as vítimas se despiam e tinham as cabeças raspadas antes de serem enviadas às câmeras de gás.

O Yad Vashem disse que os itens recuperados, que também incluem um cordão da estrela de David e um relógio feminino, provavelmente caíram através das tábuas e permaneceram enterrados desde então.


Karoline nasceu em Frankfurt em 3 de julho de 1929. Ela foi deportada da cidade em 11 de novembro de 1941 para o gueto de Minsk, em Belarus.

O gueto foi fechado em setembro de 1943 e a adolescente teria feito parte dos 2 mil moradores enviados a Sobibor, na Polônia, onde o pingente permaneceu enterrado por mais de 70 anos.


Registros mostram que Anne Frank possuía um pingente praticamente idêntico ? a única diferença seria a data de nascimento gravada em uma das faces.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1 MUNDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal