Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

15/02/2017

Sobe para 14 número de suspeitas de doença da urina preta no Ceará

Sobe para 14 número de suspeitas de doença da urina preta no Ceará

Subiu para 14 o número de casos suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer", conhecida popularmente como doença da ''urina preta'', conforme nota técnica divulgada nesta quarta-feira (15) pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Os casos suspeitos foram registrados no estado entre os dias 22 de dezembro de 2016 e 7 de fevereiro de 2017.

Outros 10 casos estão em acompanhamento e 4 foram descartados após a investigação por não enquadrarem na definição de casos suspeitos. Dos casos em acompanhamento, o início dos sintomas do primeiro caso deu-se em 18 de dezembro de 2016 e o último em 22 de janeiro de 2017.

Das 10 pessoas ainda em investigação, oito são de Fortaleza, uma é de Salvador e outra é de São Paulo. A média de idade é de 40 anos, e a maioria dos casos (60%) é de pacientes do sexo masculino. Oito pessoas relataram que consumiram peixe.

Sintomas
Conforme nota técnica da Sesa, os pacientes apresentaram dores musculares intensa, principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores; mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho); elevações significativas nas dosagens da cretinofos foquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP). Não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. Todos os pacientes evoluíram para cura após tratamento médico.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1 | FOTO ILUSTRATIVA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal