Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Política

15/02/2017

Divisão de comissões entre partidos deve ficar pra semana que vem, diz Maia

Divisão de comissões entre partidos deve ficar pra semana que vem, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na tarde desta quarta-feira (15), que a decisão sobre a divisão do comando das comissões da Casa entre os partidos deve ficar para a semana que vem.

A expectativa era de que a definição fosse já nesta semana. No entanto, não houve acordo entre as siglas. Os partidos que formam as maiores bancadas têm preferência nas indicações.

Para Maia, é necessário dar tempo suficiente para que eventuais disputas não desestabilizem o ambiente na Casa. "O principal impasse é o tempo de construir as comissões de forma harmônica, para não ter disputa", disse o deputado.

Entre os colegiados mais disputados pelos partidos está a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes cobiçadas da Casa. A comissão analisa todos os projetos apresentados para decidir se ferem algum princípio da Constituição.

Em entrevista ao chegar à Câmara, Maia chegou a dizer que o comando das comissões pode "ficar para depois do Carnaval".

As comissões da Câmara dos Deputados podem ter caráter permanente ou temporário. Elas têm funções legislativas e fiscalizadoras e são também encarregadas de promover debates e discussões com a participação da sociedade.

As composições parlamentares das comissões são modificadas a cada ano ou sessão legislativa e é feita por acordo entre os partidos políticos da Casa.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal