Goioerê, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

17/02/2017

Dez presos por tráfico humano no Ceará têm prisões preventivas confirmadas

Dez presos por tráfico humano no Ceará têm prisões preventivas confirmadas

A Justiça Federal no Ceará ouviu, na manhã desta sexta-feira (17), 11 das 14 pessoas presas na "Operação Marguerita" suspeitas de participação em uma organização criminosa com atuação internacional especializada no tráfico de mulheres. Das 11 prisões preventivas, 10 foram confirmadas e uma foi substituída por medida cautelar. Os envolvidos foram capturados pela Polícia Federal na quarta-feira (15).

Conforme a Justiça Federal, os presos foram ouvidos em audiências de custódia, que resultaram na confirmação das prisões preventivas. Um dos suspeitos irá cumprir medida cautelar, com uso de tornozeleira monitorada pela Polícia Federal. Enquanto cumpre a medida, a pessoa não poderá se ausentar do estado nem frequentar bares e restaurantes.

Além das preventivas, duas pessoas foram presas temporareamente. As prisões, que têm previsão de 5 dias, podem ter fim antes do prazo, caso a Polícia Federal entenda necessário após os depoimentos.

Dois mandados de prisão preventiva referentes a pessoas que estão foram do país estão pendentes, conforme a Justiça Federal. Foi solicitada cooperação da polícia internacional para dar cumprimento aos mandados.

Entre os presos, cinco estrangeiros, sendo três eslovenos e dois italianos, que possuíam empresas de fachada para fazer o recrutamento das mulheres. O esquema envolvia também agências de turismo de Fortaleza, localizadas na Avenida Beira Mar e no Bairro Aldeota, que agenciavam as vítimas.

Operação Marguerita
A Polícia Federal identificou que Fortaleza era a sede do esquema que levava mulheresdo Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, para a cidade de Nova Gorica na Eslovênia, via Milão, na Itália, onde eram exploradas sexualmente em boates, entre elas, uma chamada Margerita. Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 18 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará.

Os 18 mandados de condução coercitiva foram cumpridos com mulheres que já voltaram ao Brasil após terem sido vítimas do esquema. Elas serão ouvidas em depoimento. A PF informou ainda que houve resgate de vítimas nesta quarta-feira.

Em Fortaleza, durante a operação, agentes estiveram em um prédio na Avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema. A PF também cumpriu mandados de prisão e de apreensão na Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Grande Fortaleza.

A rede criminosa, segundo a PF, é composta por aliciadores, responsáveis pelo recrutamento, transporte, viagens para o exterior, acolhimento, alojamento e exploração sexual de vítimas (mulheres) nos países de destino.

Foram mobilizados 92 policiais federais no Brasil para cumprir os mandados no Ceará, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, contando ainda com a participação de autoridades policiais da Itália e Eslovênia, acionadas pelos canais de cooperação internacional (Interpol e Adidância da Polícia Federal em Roma).

A PF destacou que o crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual trata de grave violação de direitos humanos, considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas à condição degradante.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal