Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

18/02/2017

Ferj assume erro no registro de atletas do Vasco, que não será denunciado

Ferj assume erro no registro de atletas do Vasco, que não será denunciado

A Ferj assumiu na tarde desta sexta-feira que errou no registro dos jogadores Jean e Gilberto, do Vasco da Gama. Sendo assim, o clube não será mais denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva por ter colocado os dois em campo na partida contra o Resende, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

- Recebi os documentos. Foi tudo feito corretamente. Houve um erro de sistema da Ferj. Não haverá denúncia - afirmou André Valentim, procurador do Tribunal de Justiça Desportiva.

Em comunicado, o TJD diz que "de acordo com as informações prestadas pela FERJ, a documentação exigida para registro, inscrição e inclusão dos atletas Gilberto Moraes Junior e Jean Carlos de Souza Irmer na relação de atletas inscritos foi encaminhada pelo CR Vasco da Gama e recepcionada pela FERJ, sob protocolo, no dia 2 de fevereiro do corrente ano. Portanto, dentro do prazo estabelecido.

Por motivos ainda não esclarecidos, mais uma vez, alheios a esfera de atuação do CR Vasco da Gama, os atletas gerados no dia 03/02/2017 desapareceram inexplicavelmente do BIRA, 
retornando no dia 06/02/2017, causando a impressão de que foram efetivamente gerados nesta última data. 


Pela análise das informações e documentos presentados pela FERJ há elementos suficientes
para convencimento desta Procuradoria da inexistência de pratica irregular ou descumprimento de regulamento pelo Clube de Regatas Vasco da Gama e pelo Volta Redonda FC, tanto em relação à inscrição quanto ao registro dos atletas em estudo, sendo, consequentemente, inaplicável o art. 214 para esses casos"

Entenda o caso

O regulamento do Carioca indica que, até a quarta rodada, um jogador precisa ser inscrito até dois dias úteis antes da partida e aparecer sem pendências no Bira (Boletim Informativo de Registro de Atletas) até o dia útil anterior. Jean figurou na lista de inscritos no dia 3 de fevereiro, mas só teve o nome publicado no Bira no dia 6 – a partida ocorreu no dia 5. O caso de Gilberto é parecido – foi inscrito no dia 2 e apareceu no Bira no dia 6. (Veja abaixo as inscrições dos atletas no Bira e as datas).

Em São Januário, o argumento da diretoria é que houve um erro da Ferj. O clube se apoia no fato de que tanto Gilberto quanto Jean apareceram no Boletim Informativo Diário da CBF antes. O entendimento é de que os atletas não poderiam estar inscritos na CBF sem estar regularizados na federação – que teria demorado para colocá-los no Bira. 

Pelo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, um clube punido por “incluir na equipe atleta em situação irregular” perde três pontos, além dos conquistados na partida em questão – no caso a vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Resende. Além disso, está prevista multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. 

O que dizem os clubes interessados:

Volta Redonda e Resende disputam com o Vasco a última vaga do Grupo C para as semifinais da Taça Guanabara. O Cruz-Maltino tem seis pontos, mesma pontuação do Voltaço e dois pontos a mais do Resende. Confira a tabela completa.

Em nota, o Volta Redonda comunicou: "O Volta Redonda está focado na partida contra o Fluminense, que vale vaga na semifinal da Taça Guanabara, e após a partida irá se pronunciar sobre o assunto". O Resende, por sua vez, disse que não irá se pronunciar no momento.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | GLOBO ESPORTE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal