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20/04/2017 | Concebido por Umuarama

Policiais Militares do Batalhão de Polícia Escolar realizaram dinâmicas com pais de alunos em colégios de Umuarama

Policiais Militares do Batalhão de Polícia Escolar realizaram dinâmicas com pais de alunos em colégios de Umuarama

Nesta quarta-feira, 19, Policiais Militares iniciaram dinâmicas com Pais de alunos dos colégios Estaduais Paulo Alberto Tomazinho na área central e Durval Seifert no bairro São Cristóvão. 

O BPEC foi instituído por meio da Lei Estadual nº 15.745 de 20 de dezembro de 2007 e do Decreto Estadual nº 2.349 de 19 março de 2008.

Esta atividade consiste no desenvolvimento de cinco etapas com a inclusão de algumas atividades complementares. As etapas consistem em:

I ETAPA: Avaliação das instalações físicas quanto à funcionalidade e segurança - os policiais-militares visitam a escola e atendendo a critérios previamente definidos, procedem à avaliação das instalações físicas, orientando a direção quanto a procedimentos que possam tornar o local mais seguro e funcional; II ETAPA: diagnóstico escolar - Para que as ações transformadoras sejam encontradas e executadas, há a necessidade de que a realidade local seja diagnosticada; Essa avaliação se dá com a aplicação de atividades dinâmicas para pais, professores, alunos e funcionários onde através da reflexão e discussão são respondidas três questões: 

Quais os problemas de segurança que você identifica em sua escola? Que soluções você identifica para estes problemas? De que forma você se compromete com estas soluções? As informações coletadas em todos os segmentos da comunidade escolar são comparados e utilizados para a construção das atividades que serão desenvolvidas na III e IV etapas.

III ETAPA: Execução pela administração e comunidade escolar: Nesta fase dos trabalhos a comunidade escolar será a responsável pela realização das providências e mudanças de procedimentos, recebendo para tanto o apoio das equipes de Patrulha Escolar.

IV ETAPA: Palestras - As palestras cujos temas foram apurados quando da aplicação das dinâmicas, na II etapa, serão ministradas pelos policiais-militares da Patrulha Escolar a cada segmento da comunidade escolar. 

Nesta apuração ficou constatado que as orientações sobre segurança, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e prevenção ao uso de drogas são necessidade comuns a todas as escolas. Logo, estes assuntos são priorizados quando no início dos trabalhos de palestras. 

Aos pais são ressaltadas as atribuições da família e muitas reflexões sobre limites, autoridade dos pais e envolvimentos pessoais junto às escolas onde seus filhos estudam. Aos professores, as questões sobre disciplina, autoridade, qualidade de aulas, relações interpessoais e normas coletivas são explorados em forma de palestra e discussões. Aos alunos é feito um trabalho interativo onde se busca a definição de características de uma escola de qualidade construída com a participação efetiva dos alunos. Aos funcionários, além das orientações de segurança e ECA comuns a todos os segmentos, lhes são reforçadas as características de sua profissão.

V PLANO DE SEGURANÇA: Todas as atividades desenvolvidas pela Patrulha Escolar e que estão descritas anteriormente serão registradas no Plano de Segurança do estabelecimento de ensino em questão, de forma a traduzir todas as atividades desenvolvidas pela comunidade escolar e administração do estabelecimento de ensino em prol da segurança daquela população. Em complemento às atividades desenvolvidas pelos policiais-militares da Patrulha Escolar Comunitária são desempenhadas outras atividades:

Patrulhamento diferenciado; Interação com a comunidade e autoridades locais; Aconselhamento aos alunos; Mediação na resolução de conflitos; Busca pessoal (preventiva e por fundada suspeita); Operações externas às escolas; Palestras interativas.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | BPEC

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