Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

23/06/2017

Alunos do IFPR Campus Paranaguá desenvolvem protótipo de soldagem voltado para pessoas surdas

Alunos do IFPR  Campus Paranaguá desenvolvem protótipo de soldagem voltado para pessoas surdas

Alunos do curso Técnico em Mecânica do Campus Paranaguá, do Instituto Federal do Paraná, desenvolveram um dispositivo de proteção voltado para pessoas com deficiência auditiva para processos de soldagem e corte com indicação visual de ruídos e outras condições operacionais.  


O projeto surgiu da necessidade de incluir os alunos surdos do campus na matéria de soldagem do curso Técnico em Mecânica. Os equipamentos de proteção atuais não são preparados para a utilização por pessoas com necessidades específicas, então o projeto pretende adaptar uma máscara de solda (as máscaras comuns protegem de radiação e respingos metálicos durante o processo) para captar os ruídos desse processo e transmitir em sinais luminosos para a máscara. Com o protótipo, além da máscara proteger, também vai fazer a tradução de ruído para sinal luminoso, auxiliando os deficientes auditivos.

A equipe do projeto é composta pelos docentes Marina Izabelle Grabarski e Rafael Rogora Kawano, e pelos estudantes do curso Técnico em Mecânica Eduardo Ribeiro dos Santos, João Nogueira, Lucas Veiga Filadelfo e Maria Clara Chaves Pereira, todos do Campus Paranaguá.

Maria Clara lembra que as empresas precisam incluir os deficientes no trabalho, “este é um projeto que está começando agora, mas não tem uma validade”. “Ano que vem os alunos surdos vão poder usar a máscara e, por ser um projeto de alunos, também vão poder adaptar para outras necessidades que a gente ainda não percebeu. Este é um projeto vivo, que vai continuar crescendo”, finaliza a docente Marina.

O Instituto Federal do Paraná solicitou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o registro de patente do dispositivo.

Sobre o IFPR

Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social. É voltado à educação superior, básica e profissional, especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Criado há oito anos, o IFPR já é a instituição federal de ensino presente no maior número de municípios do Paraná e conta com 25 campi em todo o estado. Atualmente, o IFPR atende mais de 15 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial, oferecendo à comunidade paranaense cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

 

Saiba mais em www.ifpr.edu.br e www.facebook.com/reitoriaifpr.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Alunos do IFPR  Campus Paranaguá desenvolvem protótipo de soldagem voltado para pessoas surdas

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal