Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
03/02/2018

O chamado de Jesus

O chamado de Jesus

O chamado de Jesus

 

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

 

O capítulo 5 do evangelista Lucas nos fala de Jesus junto ao lago de Genesare, subindo no barco dos pescadores para poder falar. Para entendermos melhor esse texto vamos voltar ao capítulo 4, e vermos que Jesus chega a essa cidade de Cafarnaum no dia anterior, sábado, prega na Sinagoga da cidade, faz muitas curas também nesse dia, contrariando a lei. Ao sair da Sinagoga entra na casa de Simão, e lhe é pedido que cure sua sogra que estava ardendo em febre.  O texto não nos fala, mas parece que Jesus dorme na casa de Simão, e no dia seguinte sai para procurar um lugar solitário para poder orar, mas o povo não permite e junta-se uma multidão.

Como ainda é madrugada, é horário que os barcos estão voltando da pescaria noturna. Jesus apertado pela multidão sobe em um dos barcos que é o de Simão, que ele havia curado a sogra na tarde anterior.  Após o ensino que todos escutam, ele percebe que apesar da noite de trabalho o barco estava vazio, e eles simplesmente limpavam a rede. Jesus olha para Simão e diz: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se lhes a rede”. Jesus mostra a Simão que ele não é somente um profeta capaz de curar uma febre, mas que à sua palavra tudo acontece. Daí a expressão de Simão, sobre tua palavra. Essa frase deveria ser para nós hoje fonte limpa para se beber e aprender, mas preferimos aprender em cisternas rotas.

Após esse momento de pesca maravilhosa, tendo Simão pedido que Jesus saísse de sua presença pois ele era indigno, é chamado juntocom os irmãos João e Tiagopara agora nãomaispescar peixes, mas, pescar vidas para o Reino de Deus.

Qual seria a indignidade de Simão para que Jesus se ausentasse dele? Era trabalhador, provavelmente proprietário de uma pequena indústria pesqueira, era honesto. Só tinha um defeito perante a comunidade judaica, era judeu de segunda classe devido ao seu trabalho. Ele mexia com sangue, o que o tornava impuro.

Um fato ressalta aqui, com tanta gente nada fazendo ou trabalhando em serviço mais fácil, Jesus chama aqueles que parecem exercer o mais penoso trabalho, aqueles que tem de se dedicar mais pois seu ganha pão não é de facilidades.

Mesmo nos tempos atuais, é chamado aquele que mais trabalha, e que pelo nosso jargão, não tem tempo para nada, é esse que vai melhor se dedicar, arrumar tempo para exaltar, adorar e trabalhar na seara do Mestre. E se continuarmos a estudar o capítulo 5 do Evangelho de Lucas, veremos que o treinamento começa rápido, pois passando por uma aldeia um leproso sai ao encontro de Jesus, e os homens recém recrutados aprendem que nesse ministério, não tem trabalho ruim, todos devem ser atendidos com amor e dedicação. Será que não estamos escolhendo quem vai precisar de nosso trabalho? Infelizmente separamos até dentro das igrejas quem deve se assentar e onde.

Ser discípulo ou levar o nome de apóstolo não é para proveito próprio como infelizmente muitos têm feito atualmente, ser discípulo ou apóstolo  é realizar o trabalho de primeiro levar a palavra e promover a cura onde se fizer necessário. Jesus ensinou aos seus discípulos que o trabalho seria árduo, pois não levariam duas túnicas, como ensina o Evangelho de Mateus capítulo 10, versículo 10: “ Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento”. Não é distribuindo toalhinhas com suor, ou vestindo caras echarpes dentro dos suntuosos templos que estaremos mostrando o exercício da fé no Mestre e construindo seu trabalho. Precisamos viver a fé, como viveram os que nos precederam. Precisamos realizar o amor como nos foi ensinado. E acima de tudo precisamos adorar e orar como Jesus adorou e orou ao Pai e nos ensinou. Está mais que no momento de pequenas atitudes, que proclamam alto e forte a mensagem de Poder do Senhor Jesus. Shalon.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas Igreja Metodista

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal