Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
24/03/2018

Domingo de Ramos - Pr. Pedro R. Artigas

Domingo de Ramos  - Pr. Pedro R. Artigas

Domingo de Ramos

Pr. Pedro R. Artigas

 

Estaremos comemorando neste domingo um dos momentos mais impressionantes da Religião Cristã. Todas as Igrejas cada uma dentro de sua doutrina estará falando da triunfal entrada de Jesus em Jerusalém. Cada um dos evangelistas fala do fato observando a ótica para quem estava escrevendo. Mateus procura realçar o que havia sido dito pelo profeta Isaías, e como todos os judeus esperava que Jesus ali oficializasse seu reinado e os livrasse da opressão romana.

Marcos escreve seu Evangelho para os romanos, desta maneira omite os dados genealógicos de Jesus, pois isto não interessava aos romanos, mais habituados ao poder e ao conquistador, seu relato da entrada triunfal é cheio de ação, de poder e demonstração de força.

Lucas o médico, companheiro de Paulo em suas peregrinações, que também esteve junto com os apóstolos, escreve seu Evangelho mostrando o homem Jesus como aquele que veio para salvar os que se haviam perdido, ou seja, todo homem e mulher que ainda não conhecem a formosura e a bondade deste Homem. Seu relato busca mostrar que Jesus se condoía com a situação de Jerusalém, marcada pela corrupção moral e religiosa.

João o discípulo amado, fala do amor com que Jesus amou, e afirma que Ele é a luz que veio para iluminar o caminho de todo aquele que busca por Deus, e seu relato da entrada triunfal mostra a universalidade da pregação de Jesus e de seu envolvimento com o Pai, de seus momentos de conversa a sós e de sua majestade entre todos nós.

Mas havia também entre os discípulos homens que esperavam que Jesus desse um sinal para que pudessem atacar aos romanos e tentarem retomar a liberdade perdida, como o zelote Simão, que se uniu ao grupo por ver ali uma oportunidade de fazer a revolução, pois Jesus estava levantando multidões, e era isto que ele precisava para seus intentos.

Neste momento da entrada triunfal todos gritam, mas a palavra de ordem era Bendito ao Rei que vem em nome do Senhor! Esta palavra representava que Jesus era o herdeiro direto de Davi, e que vinha para salvar a Israel de seu jugo, de sua escravidão. Todos esperavam por esta ação de Jesus, mas João escreve em seu Evangelho que Jesus retirou-se e ocultou-se deles, pois sabia que apesar de ter realizado sinais miraculosos na presença deles, ainda não criam n’Ele.

É interessante como ainda hoje vemos as mesmas cenas se repetirem, conhecemos a Boa Nova pregada por padres e pastores, temos em nossas casas o Livro Santo, mas não cremos em Jesus como o Deus Encarnado e vivo entre nós, que pode nos abençoar e nos ajudar em nossos problemas domésticos, ou naqueles que julgamos impossíveis de serem resolvidos, e buscamos ajuda onde não temos ajuda. O acusamos de todas as mazelas que nós cometemos, e ficamos a perguntar, por que isto nos acontece? Será que Deus não  vê a fome que existe no mundo? Será que Deus não se incomoda quando uma criança morre? Por que não sou curado de minha doença?

 Nossa memória é realmente muito curta, a fome existe no mundo porque somos egoístas e não queremos repartir a sobra que temos, uma criança morre por falta de alimento, medicamento, amor, e não por sentença divina, não nos curamos de nossas doenças, porque não queremos ser tratados de nossas enfermidades espirituais que são muito mais perigosas. Como vemos ainda não aconteceu em nossas vidas a Entrada Triunfal de Jesus, quando ela ocorrer muita coisa será diferente no mundo inteiro a começar pelas nossas vidas. Neste domingo de Ramos deixe Jesus entrar totalmente em Glória em sua vida, e sinta a diferença do viver sob sua autoridade. Shalon.          

 

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal