Goioerê, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
19/05/2018

Pentecostes - Pr. Pedro R. Artigas

Pentecostes  - Pr. Pedro R. Artigas

Pentecostes

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

 

Neste próximo domingo dia 20 comemoraremos a festa de Pentecostes, a terceira maior festa do Cristianismo. Esta festa que acontece 10 dias após a Ascenção do Senhor Jesus aos céus é uma festa tipicamente agrícola.

Como todas as ações de Jesus quando esteve entre nós, esse é mais um momento de uso das práticas humanas pelo Deus encarnado. E isso é maravilhoso. Deus em Jesus se encarna em homem para devolver a vida que havia sido tirada lá no Edem pelo pecado de Adão. Jesus morre como homem e ressuscita como Deus, após a ressurreição ainda passa quarenta dias ensinando aos seus discípulos como deveriam se comportar e portar agora após sua ida para o céu. Continua a se comportar como homem pois nesse período ele come e dorme como homem para que todos pudessem não só crer, mas propagar as boas novas de um Deus que viveu como eles.

Durante esse tempo ele é visto por mais de quinhentas pessoas segundo é relatado por Paulo na sua primeira carta aos Coríntios capítulo 15, versículo 6: “Depois disso, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido”. Após então é assunto aos céus na cidade de Betânia, onde moravam seus amigos Lazaro e família, e de lá seguem para Jerusalém esperando o cumprimento da palavra de Jesus que esperassem o Consolador, o Espírito Santo, segundo é descrito por Lucas no capítulo 24, versículos 52 e 53: “E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.
E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém”.

E seguem para Jerusalém cerca de 120 pessoas que perseveram no Cenáculo até a descida do Espírito Santo, que vai acontecer na festa das semanas, quando se inicia a colheita do trigo e da cevada, marcando também o fim do inverno e começo da primavera.

Aqui tem início então o tempo do Espírito Santo, também marca o início da Igreja de Cristo com o discurso de Pedro, após o que estava acontecendo no Cenáculo com as pessoas falando em outros idiomas que não o seu de nascimento. Como é relatado no livro de Atos capítulo 2, versículos 4 a 6: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua”. O momento é glorioso, pois haviam ali quase dezessete nações ouvindo em seus idiomas o acontecimento, e Pedro levantando-se entre eles profere seu discurso cheio de grande poder, e que quase 3000 pessoas aceitam a nova e vibrante fé. Tem início a Igreja de Cristo, ousada, entusiasta e cheia de poder. Dessa maneira todos nós que confessamos a Cristo como Senhor e salvador, e o adoramos como nosso Deus, somos participantes de uma Igreja Pentecostal e de grande carisma, não importando a denominação que estejamos seguindo. Pois todos que temos a Jesus como Senhor, repito, nascemos nesse dia como filhos de Deus.

Por isso você que está lendo essa crônica agora, busque esse poder do Espírito Santo que está disponível hoje como estava naquele dia, e encha-se de glória do Senhor para servi-lo com vigor, poder e vida. E tenha sua vida transformada pelo amor do Senhor Jesus. Shalon.

 

Fonte: Pentecostes Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal