Goioerê, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
08/09/2018

Falha de segurança no Android pode expor informações do usuário

Falha de segurança no Android pode expor informações do usuário

Uma brecha na programação do gerenciamento de comunicação do Android estaria deixando informações dos usuários vulneráveis a terceiros. De acordo com pesquisadores da Nightwatch Cybersecurity, consultoria norte-americana especializada em cibersegurança, a falha expõe informações sobre o funcionamento do aparelho e suas conexões a todos os aplicativos em execução no dispositivo. Segundo o relatório, todas as versões do Android estariam sendo afetadas, incluindo versões bifurcadas, como o Fire OS, utilizado pela Amazon.

As informações que estariam sendo expostas incluem o nome da rede Wi-Fi, endereços IP locais, informações do servidor DNS, o SSID e o endereço MAC. Algumas dessas informações, como o endereço MAC, não estão mais disponíveis por meio de APIs no Android 6 ou superior, mas ainda podem ser registradas em versões anteriores. Com essas informações em mãos, invasores podem atacar redes Wi-Fi locais ou rastrear dispositivos exclusivos.

Os pesquisadores informaram que os dispositivos Android transmitem informações sobre o dispositivo do usuário, que, normalmente só seriam compartilhadas com permissões específicas, para aplicativos em execução no sistema. A brecha divulgada estaria dando livre acesso a esses dados para qualquer aplicativo durante as transmissões. De acordo com o site especializado ZDNet, essa é uma falha considerada comum nos aparelhos com o sistema do Google.

“Embora existam funcionalidades que permitam restringir quem tem permissão para ler mensagens transmitidas pelos aplicativos no sistema, os desenvolvedores geralmente negligenciam a implementação dessas restrições. Isso cria uma vulnerabilidade comum em aplicativos Android, em que um aplicativo mal-intencionado em execução no mesmo dispositivo pode espionar e capturar mensagens transmitidas por outros aplicativos”, diz o relatório.

Ainda não existe uma maneira de corrigir o problema, mas a empresa alega que o estudo foi encaminhado ao Google no início do ano, e que o fabricante teria desenvolvido uma solução para o bug. No entanto, a correção só será disponibilizada na atualização para o Android 9 Pie, e não será levada para as versões anteriores do sistema operacional. Via BGR e ZDNet.

Fonte: TECHTUDO

Escreve sobre

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal