Goioerê, sexta-feira, 20 de setembro de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE
03/08/2019

Uma decisão importante - Pr. Pedro R. Artigas

Uma decisão importante - Pr. Pedro R. Artigas

Uma decisão importante

Pr. Pedro R. Artigas

 

O livro do profeta Daniel nos ensina que devemos em muitas oportunidades da vida tomar decisões que normalmente afetarão toda nossa existência. Em seu livro no capítulo 1, em seus primeiros versículos lemos que o rei Nabucodonosor rei de Babilônia ao invadir Judá, procurou levar o que tinha de melhor entre os jovens hebreus.

Nabucodonosor buscava mentes pensantes, pois seu objetivo era tornar seu país na mais poderosa das nações da época. Ele sabia que ao invadir outras nações, deveria levar jovens que pudessem ser treinados em toda história, literatura e nas ciências, para que pudessem depois de treinados servir ao rei em suas decisões. O versículo 4 do capítulo 1 nos ensina isso: “Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus”.

Esses jovens deveriam ser instruídos em seus países, e depois de suas terras serem conquistadas seriam levados e treinados para servir agora ao rei babilônico, como diz o texto, deveriam ser jovens, não adultos, e por quê? Pois os jovens podem ser ensinados e doutrinados mais facilmente, pois ainda estão em formação, enquanto um adulto já tem formada opinião e é mais difícil de ser ensinado.

Dessa maneira ainda hoje é mais fácil treinar adolescentes, pois aceitam mais facilmente o que lhes é passado. A Bíblia nos fala a esse respeito no livro de Provérbios capítulo 22, versículo 6:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Se quisermos jovens com opinião e cristãos maduros, teremos de ensiná-los ainda quando crianças e jovens e eles seguirão muito mais nossos exemplos que simplesmente nossas palavras, e o rei de Babilônia sabia disso, por isso levou cativos os jovens, e os fez sentirem-se como em suas casas, morando no palácio e comendo da mesa do Rei.

Assim procedendo ele teria não só os melhores conselheiros, mas homens versados em todas as ciências dos caldeus e seu País seria uma potência mais duradora.Isto é um grande exemplo para nós. Hoje muitos cristãos acreditam que seja normal ingerir bebida alcoólica, participar de banquetes de impiedade, como festas, festivais etc.A postura de Daniel nos mostra que não importa onde estamos. Se em casa, na igreja, em outra nação, perto do pastor, perto do padre enfim. Se eu amar a Deus, eu vou ser fiel a Ele.

Precisamos entender que como pais somos a primeira forma de escola que nossos filhos irão conhecer, e nossos exemplos de conduta serão muito mais observados e copiados. Desde a maneira como andamos, comemos, falamos, até como nos comportamos em casa e na rua, tudo isso está sendo ensinado aos pequenos.

O exemplo de Nabucodonosor nos mostra esse ensinamento, morar no palácio, comer de sua comida, aprender com os melhores professores, mas observar como o rei se comportava, como ele tratava todos, desde os nobres até os escravos, tudo estava sendo mostrado e de certa forma ensinado aos jovens.

O livro de Daniel além de trazer uma mensagem muito forte para os dias atuais, mostra em suas entrelinhas exatamente esse comportamento que deveria ser seguido por nós pais hoje em dia. Não é delegando a outros que teremos jovens diferentes na sociedade, eles agirão da forma como foram treinados pelos seus “professores”, não adianta transferirmos esse exemplo e depois reclamarmos que eles não nos obedecem ou que não conseguimos controlá-los, não fomos nós que os treinamos! Eles sempre reagirão de acordo com os professores que os ensinaram. Daí o ensinamento bíblico, somos nós pais que devemos dar o exemplo sempre, não delegarmos. Pense nisso e leia o livro de Daniel não buscando somente pelas profecias ali contidas, mas muito mais pelo que ele demonstra o ensino recebido de seus pais. Shalon.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

 

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas 

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE 

Especializado em Aconselhamento Familiar 

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP 

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974 

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 0011632/PR

Desenvolvido por Cidade Portal