Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
31/08/2019

O rei segundo o coração de Deus - Pr. Pedro R. Artigas

O rei segundo o coração de Deus - Pr. Pedro R. Artigas

O rei segundo o coração de Deus

Pr. Pedro R. Artigas

 

Semana passada falei a respeito do rei que o povo pediu.  Vimos que quando o povo pede a Deus um rei para governá-los eles olham para o aspecto físico da pessoa. Escolhem o mais alto, o mais belo, o que melhor se expressa, mas não buscam como é seu envolvimento com Deus.

Agora veremos quando é Deus quem escolhe o rei, ele não busca aparência física em primeiro lugar, nem tampouco se é eloquente, mas seu comprometimento com o seu Reino. O nosso texto está em 1 Samuel capítulo 16, versículos 1 a 12, quando o Senhor manda o profeta Samuel até a casa de Jessé pois lá ele iria ungir o próximo rei de Israel. E lá chegando Jessé chama seus filhos e um a um vão passando à frente do profeta. Ao passar Eliabe o profeta acha que seria ele o rei, mas não, o versículo 7 do capítulo 16, nos mostra a palavra do Senhor ao profeta: “O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".

E assim foram todos os filhos de Jesse, até que o profeta pergunta não há mais nenhum outro filho? Ao que responde o pai:“Então perguntou a Jessé: Estes são todos os filhos que você tem? Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue".versículo 11. E esperaram até que chegasse a Davi, e quando ele chegou: “Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".Versículo 12.

Aqui está a diferença, ou melhor a grande diferença! Enquanto Saul foi escolhido pelo povo que não se importou com condição espiritual, Davi foi escolhido por Deus por sua condição espiritual. Enquanto Saul era alto, belo e sobressaía a todos do ombro para cima, segundo o capítulo 9, versículo 2, mas não foi ungido pelo Senhorpara ser rei. Davi era baixo, ruivo, tinha belos olhos.

Saul foi rei e já foi para o Palácio reinar, fez boas coisas, mas em um determinado momento talvez contaminado pelo sucesso ou pelo poder, começou a cometer erros graves, e aí foi sua derrocada.

Davi foi treinado para ser rei, foi levado ao Palácio para cuidar do rei, já sabendo que ele Davi era o rei, mas não se ensoberbeceu, esperou o seu tempo, não apressou em momento algum. E como Saul reinou por 40 anos.

Não podemos nos esquecer que o propósito de Deus era agradar a Deus. Deus viu isso em Davi e o escolheu. Nosso coração anseia por Deus? Anseia em agradar a Deus? Ele se deleita em Deus? Temos um coração obediente a Deus em todos os momentos? Ou só quando necessitamos de bênçãos? Precisamos saber esperar o momento de Deus, quando somos obedientes a Sua Palavra, ouvimos com mais intensidade sua voz, quando o buscamos de coração aberto e humilde. Nossa vida é para ser vivida segundo sua Graça e Poder, e não segundo nossas vontades, que quase sempre são erradas e perversas.

No Evangelho de João capítulo 15, versículo 16 lemos: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. Jesus e o Pai estão sempre escolhendo novas vidas, mas depende exclusivamente de nós aceitarmos esse chamado e o atendermos. Seus braços não estão encolhidos, nem seus ouvidos surdos para não ouvir e nos abraçar ao irmos de encontro ao seu chamado. Então se ouvirmos hoje o seu chamado, como diz a carta aos Hebreus capítulo 3, versículo 15: “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação”. Não endurecer o coração, é estar sempre em intimidade com o Senhor, buscando-o a todo tempo em oração. E se errarmos não devemos ter medo, mas fazer como Davi, pedir perdão pelo erro,para assim estarmos sempre sob suas asas e suas bênçãos. Shalom.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal