Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
01/02/2020

O perigo de dormir espiritualmente - Pr. Pedro R. Artigas

O perigo de dormir espiritualmente - Pr. Pedro R. Artigas

O perigo de dormir espiritualmente

Pr. Pedro R. Artigas

 

No capítulo 3 do livro de 1Reis, nos versículos de 16 a 28, temos a história de duas mulheres que se apresentaram ao Rei Salomão reivindicando o filho. Uma contava que o filho era dela e que a companheira o havia trocado porque o dela havia morrido durante a noite, e ela aproveitou do seu sono para efetuar a troca.

O desfecho foi a ordem do rei em mandar dividir a criança em duas partes e entregar uma parte a cada uma das mulheres. Esta história será a base para nossa crônica desta semana. O perigo de dormir espiritualmente.

Uma pessoa quando está dormindo, ela está parada, em um estado total de despreparo. Qualquer pessoa dormindo é presa fácil para o inimigo.Trazendo esse texto para o mundo espiritual, vemos a importância de mantermos uma vida de vigilância pois são nossas atitudes que demonstram se estamos ou não dormindo espiritualmente.

Tem muita gente hoje  dormindo e correndo um sério risco na vida espiritual, correndo um sério risco de serem enganadas pelo inimigo, de perderem aquilo que mais preza, a vida espiritual, pois o diabo está tirando do crente o que está vivo e colocando na vida dele o que está morto, em outras palavras ele“está distorcendo a visão do crente”. Quando digo crente quero me referir a todos que acreditam na Graça e no Amor de Deus e em seu Filho Unigênito Jesus Cristo. E esse sono infelizmente os leva a praticarem um cristianismo de mídia, ou de reflexo. Posso ir a uma Igreja desde que ela seja do meu jeito e se encaixe naquilo que eu gosto, e não fale dos meus atos e nem critique meu modo de vida. Quero continuar fazendo o que gosto, e da maneira que melhor me convier.

Esse cristianismo tem sido maléfico a todos, pois os leva a não terem conceitos próprios do Cristianismo, tais como fidelidade, honestidade e adoração a um único Senhor e Deus. São pessoas que foram adormecidas espiritualmente e hoje são comandadas pelo inimigo de Deus.

Se no texto bíblico o erro da mãe que perdeu o filho,foi que estava dormindo. O diabo sabe muito bem aproveitar esses momentos pois ele vê as nossas atitudes comportamentais.

Se esta mulher tivesse se apercebido e ficado vigilante a outra não conseguiria tirar a criança do lado dela. Com certeza a outra teria de encarar a perda e admitir seu próprio erro. Mas, como ela viu que a outra estava em profundo sono, aproveitou a ocasião. E é exatamente isso,exatamente dessa maneira que o inimigo age – aproveitando as ocasiões. São as famosas brechas que nós mesmos concedemos a ele. 

Em Efésios no capítulo 6, versículo 11, o apóstolo Paulo nos fala da armadura de Deus: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Mas o apóstolo não explica que nessa armadura quando o dano for produzido de dentro para fora, ela se torna muito fraca, propiciando então o que chamamos de brecha. Lembrando das duas barragens que estouraram em Minas Gerais não foram de fora para dentro, mas sim de dentro para fora, ou seja, a fragilidade está em nosso interior, assim como nas barragens.

O estar atento, envolve nossa posição firme contra o pecado, “que todos fazem”, ou “ninguém está vendo”, e depois ainda sou jovem e preciso aproveitar a vida, descobrindo todos os lados para depois decidir ficar em Cristo. Ilusão ou falácia daquele que dorme.Se o motorista ou o piloto da moto, descuidar por uns segundos ele causa acidente. 

O mesmo acontece com nossa vida espiritual, não podemos nos descuidar nem por alguns segundos, pois tem alguém que está ao nosso redor, como ensina o apóstolo Pedro em sua Primeira Carta capítulo 5, versículos 8 e 9: “Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos”.

Mas parece que muitos agem como sonâmbulos na vida espiritual, acreditam que um dia poderão acordar de seu sono espiritual e olhar para Cristo e pedir perdão de seus erros do passado antigo e recente, e convenientemente vir e abraçar a fé. Esquecem que nem sempre isso pode acontecer, pois o Maligno não entrega o jogo facilmente, e não vai permitir perder uma alma para seu opositor, como nos diz o apóstolo Pedro no texto que lemos acima. 

Viver, pois, acordados em fé deve ser nossa maior e melhor proposta de vida. Saber que um leão ruge ao nosso redor nos fará permanecer sempre em atividade espiritual, despertos e ativos, e enquanto assim vivermos mais certeza teremos de nossa salvação em Cristo, mesmo que possamos a vir ser alvos de chacota daqueles que se julgam acordados, mas estão dormindo espiritualmente. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas | Igreja Metodista

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal