Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
14/03/2020

A pregação de João Batista - Pr. Pedro R. Artigas

A pregação de João Batista - Pr. Pedro R. Artigas

A pregação de João Batista

Pr. Pedro R. Artigas
 

Semana passada falamos a respeito do cego de Jericó, que estava sentado a beira do caminho e foi ouvido pelo Senhor Jesus. Hoje estaremos falando da preparação do caminho para o Mestre, quando João Batista percorreu as terras em volta do rio Jordão pregando o arrependimento.

Se na crônica passada eu falei que muitas vezes nós também estamos sentados na beira do caminho, e isto de certa forma nos traz desconforto, pois temos de gritar e sentimos que os  muitos afazeres não deixam que sejamos ouvidos por Jesus, agora João batista nos dá o conforto de que com arrependimento podemos voltar a estar no caminho da salvação.

 A passagem é inspiradora, a terra estava a 400 anos sem a palavra de Deus sobre ela, o silêncio espiritual era total, e fazia com que as pessoas vivessem de acordo com suas intenções e de repente uma voz se levanta no deserto para proclamar a palavra de Deus.

O batismo de arrependimento de João é um tipo de experiência de salvação de ser batizado no Espírito. Como o batismo de João colocava o indivíduo dentro da água, o batismo de Jesus coloca o cristão no Espírito, identificando-o como totalmente ligado ao Senhor.

O batismo de João era símbolo externo da mudança interior. Arrependimento significa uma mudança de mente ou atitude que não é apenas emocional, mas que envolve uma inversão do pensamento e da conduta anterior. Então este procedimento de João era levar os homens a experimentarem o perdão de Deus.

Quando João começa a pregar ele está cumprindo a profecia de Isaías capítulo 40, versículos de 3 a 5: “Uma voz clama: "No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus.Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas, serão niveladas. A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala".O profeta havia declarado a saída de Deus de Jerusalém, devido ao pecado que por lá havia, quando o Evangelista Lucas escreve isso em seu evangelho, ele está dizendo Deus está de volta ao seu povo, que se finalizará realmente com a volta de Cristo.

Na época não havia muitas estradas então quando o rei viajava, os súditos iam a frente construindo novas estradas para que o rei não atolasse. Do mesmo modo João Batista estava preparando o caminho para Jesus, e através de sua pregação todos pudessemver a salvação de Deus.

E terminando, Lucas esclarece que todos verão a salvação de Deus, e afirma que ele tinha uma mensagem de salvação e que a mensagem era universal, e que esta mensagem ainda não mudou para toda humanidade.

Ainda hoje essa mensagem é de salvação e é universal, ou seja, todos podem e devem ser alcançados. O que não se pode é continuar a brincar de cristão, pois virá o Senhor como o ladrão, e não se terá tempo de reconciliação com a palavra, nem com a vida. Estamos na segunda semana da Quaresma, tempo de recolhimento, introspecção e avaliação de nossa conduta de vida perante o Evangelho, pense nisso. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal