Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
04/04/2020

Entrada de Jesus - Pr. Pedro R. Artigas

Entrada de Jesus - Pr. Pedro R. Artigas

Entrada de Jesus

Pr. Pedro R. Artigas

 

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, estamos nos últimos dias de seu ministério, e Jesus declara abertamente seu messianismo, cumprindo deliberadamente profecias relativas ao Messias e realizando atos que mostravam sua autoridade real.

A partir desse ponto, Cristo abandonou a atitude de cautela que o levou a se retirar das áreas de tensão e possíveis crises. Agora desafiava os líderes judeus. Na entrada de Jerusalém provocou, abertamente, desaprovação e oposição. Esta Entrada Triunfal devia ser encarada, não como a vinda de um rei glorioso, mas como a apresentação do Salvador que logo sofreria.

Este episódio contado pelos quatro Evangelistas, relata a importância do acontecimento. Vamos ver este texto pela ótica de João em seu Evangelho capítulo 12, versículos 12 a 19: “No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido à Festa da Páscoa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém. Então eles pegaram ramos de palmeiras e saíram para se encontrar com ele, gritando: — Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Que Deus abençoe o Rei de Israel! Jesus procurou um jumentinho e o montou, como dizem as Escrituras Sagradas: “Povo de Jerusalém, não tenha medo! Veja! Aí vem o seu Rei, montado num jumentinho!” Naquela ocasião os discípulos não entenderam isso. Mas, depois de Jesus ter voltado para a presença gloriosa de Deus, eles lembraram que isso estava escrito a respeito dele e também que era isso o que tinha acontecido. A multidão que estava com Jesus quando ele havia chamado Lázaro para fora do túmulo e o tinha ressuscitado espalhou a notícia do que tinha acontecido. E o povo foi encontrar-se com Jesus, pois ficou sabendo que ele tinha feito esse milagre. Então os fariseus disseram uns aos outros: — Não estamos conseguindo nada! Vejam! Todos estão indo com ele!”

Jesus se apresenta à nação em um cumprimento dramático da profecia de Zacarias, capítulo 9, versículo 9: “Alegre-se muito, povo de Sião!Moradores de Jerusalém, cantem de alegria,pois o seu rei está chegando.Ele vem triunfante e vitorioso;mas é humilde, e está montado num jumento,num jumentinho, filho de jumenta”. Esse evento aconteceu no domingo uma semana antes da crucificação.

Um fato a ser lembrado, é o do jumentinho nunca ter sido montado tem um significado especial, pois objetos usados para finalidades sagradas não deveriam ter sido usados por qualquer outro motivo, e este episódio do jumentinho nunca ter sido montado foi descrito por Marcos no capítulo 11, versículo 12, e Lucas capítulo 19, versículo 30. Dois fatos interessantes, o primeiro é que não se sabe como Jesus sabia do jumento, se por observação prévia ou por percepção sobrenatural, e o segundo o proprietário parece saber quem era o Senhor, e se prontifica a emprestar o animal, sem problemas.

Agora as vestes colocadas sobre o jumento eram capas e mantos, cujas cores vistosas dariam ao animal a aparência de estar com arreios reais.Outras pessoas estenderam suas capas no caminho, fazendo um tapete real para o cortejo. Outros ainda trouxeram ramos que foram espalhados pelo caminho, João os descreve como sendo folhas de palmeiras.

A multidão rodeou o Senhor; alguns iam adiante dele, outros vinham atrás. E eles clamavam sem cessar, Hosana, uma expressão hebraica que quer dizer: Salve-nos, e nos leva diretamente ao Salmo 118, versículo 25 que diz: “Salva-nos, ó SENHOR, salva-nos! Dá-nos prosperidade, ó Deus!”, pois transforma-se em termo de louvor e aclamação, como também um pedido de ajuda.

O povo ao aclamar estava sentindo o reino messiânico de Davi, quase que vendo que estava prestes a se estabelecer. Hosana nas maiores alturas sem dúvida significa: “Salve, agora, tu que estás nos mais altos céus”. É uma exclamação endereçada ao próprio Deus.

Assim como nós ainda hoje clamamos pedindo por orientação e proteção, o povo pedia a Jesus a libertação de seus problemas terrenos, dessa maneira, ao clamarmos nos dias de hoje, também nos juntamos as vozes de antigamente para clamar por libertação de nossos mais reservados problemas. Assim nestedia, deixe que a entrada triunfal seja em sua vida a mudança para uma nova e maravilhosa vida. E encerre o período da Quaresma com a entrada triunfal de Jesus em nossos corações. Shalom Adonai.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal