Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
25/04/2020

Compromisso e Prioridade - Pr. Pedro R. Artigas

Compromisso e Prioridade - Pr. Pedro R. Artigas

Compromisso e Prioridade

Pr. Pedro R. Artigas

 

Nossas vidas são cheias de diversos compromissos, mas de poucas prioridades. Temos algum problema em definir o que realmente é compromisso e o que é prioridade. Sempre acreditamos que tudo que fazemos ou planejamos fazer é prioridade em nossa vida. Olhemos para o atual momento, temos que nos segregar socialmente para combatermos uma doença que está afetando e atingindo o mundo todo. Isto é prioridade, não compromisso. Se queremos não ficar doentes ou trazermos essa doença para nossas casas, devemos assumir o compromisso de nos isolarmos até que ela passe.

A Bíblia no livro de Êxodo capítulo 12, versículos de 11 a 13 nos mostra um compromisso de Deus e uma prioridade do povo judeu. Leiamos o texto: “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito”.

Veja que aqui temos as duas coisas ao mesmo tempo, da parte de Deus que firma seu compromisso em salvar o povo da escravidão, e a prioridade do povo em realizar o compromisso de Deus. Podemos dizer que o mesmo está agora acontecendo, só que o compromisso não veio da Palavra de Deus a nós povo, mas através de nossos governantes, que analisaram a situação e chegaram à conclusão de que seria de bom alvitre que permanecêssemos segregados até que a doença pudesse passar.

Por não sabemos o que é prioritário para ser realizado, nos envolvemos em diversas atividades ao mesmo tempo, afirmando que tudo é prioritário, e o que é pior, raramente obedecemos às ordens que nos foram passadas, um exemplo, a norma atual diz que idosos não devem ir aos Supermercados, mas desobedecemos, e vamos em grupo ou paramos lá dentro para conversar e nos cumprimentar como se estivéssemos em tempos normais de vida. Assim procedemos até que infelizmente a doença atinja alguém de nossa casa, aí é que vamos perceber a realidade do que era prioritário, e vamos aos microfones e chorando dizemos que a doença mata, e que devemos obedecer, mas infelizmente, aí é tarde.

Voltando ao texto de Êxodo, vemos que o povo precisa primeiro escolher o cordeiro, matá-lo e guardar o sangue para passar nos umbrais da porta da frente das casas, para que? Para que a morte não alcançasse aos que lá estavam. É a mesma ordem de hoje. Se vamos sair devemos usar a máscara, que podemos dizer que é o sangue no umbral, para nos livrar da doença e da morte. Mas fazemos exatamente o contrário. 

E agora voltando nossos olhos para nossa fé temos agido da mesma forma, ainda não sabemos o que priorizar, se orar, se testemunhar, ou se simplesmente ficar sem fazer nada, só na contemplação. E essa falta de objetivo atrapalha toda nossa vida, pois não desenvolvemos algo produtivo.Atrapalha ainda nossa vida secular, pois a falta de compromisso e prioridade não nos indica o caminho que devemos seguir,e nos perdemos em atalhos e enroscos que nos distraem e tomam tempo precioso.

Quando Deus através de Moisés deu a ordem ao povo para se proteger, ele firmava seu compromisso, e dava ao povo a oportunidade de testemunhar seu bem sobre sua vida. É dentro desse espírito que devemos agir e nos portar em nossos dias. Essa doença vai passar, mas até que passe é necessário que obedeçamos ao que nos dizem os governantes, como o povo  judeu no cativeiro, eles sabiam que após a noite da morte viria o dia que traria a eles a salvação e a liberdade , dessa maneira pensemos nisso e obedeçamos. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal