Goioerê, domingo, 20 de setembro de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE
04/05/2020

História do Aikido - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

História do Aikido - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

"Caros leitores, vocês que acompanham nossa coluna, tem o conhecimento que minha arte marcial de atuação é o Karatê-do Tradicional SHOTOKAN, e que venho trazendo conhecimentos não só de karatê SHOTOKAN, mas também de outros estilos de karatê  Tradicional.

Num gesto de respeito e admiração por todas as artes marciais existentes no mundo, vamos trazer também informações e conhecimentos de outras artes aqui na nossa coluna." 

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

 

História do Aikido
 

 

O Aikido é mais do que uma arte marcial, é uma autêntica filosofia de vida para todos os seus praticantes. Conheça a história do Aikido e as suas características principais e compreenda o porquê desta arte marcial ser tão diferente das demais.

O Aikido é uma arte marcial japonesa que surgiu após a segunda guerra mundial pelo mestre Morihei Ueshiba, a quem todos os praticantes apelidam de Ô-Sensei, o “grande mestre”.

Ele foi considerado um guerreiro exemplar e tornou-se mestre em vários estilos como, por exemplo: jiujitsu, judo, Daitoryu Aikijiujitsu e também no manuseamento da espada e da lança. Contudo, apesar das suas capacidades físicas e marciais impressionantes, nunca se reviu em nenhuma das artes praticadas.

A sua vontade em ir mais além e a esperança de encontrar um significado mais abrangente para a vida, em conjunto com todos os ensinamentos e treinos que foi recolhendo ao longo de décadas, permitiram-lhe criar as bases daquela que ele considerava ser a arte da paz: o Aikido.

Esta arte marcial foi criada única e exclusivamente para ser utilizada como um recurso de defesa pessoal e o seu objetivo principal passa por evitar qualquer tipo de confronto. A melhor maneira de o fazer passa por neutralizar as ações atacantes dos adversários, devolvendo a força que é empregue nos seus golpes contra eles próprios.

Desta forma, o Aikido promove duas correntes fundamentais que todos os praticantes devem seguir. São elas:

  • O compromisso da resolução pacífica dos conflitos;
     
  • O compromisso do autocontrolo físico e mental através da dedicação ao treino, de modo a descobrirem-se a si próprios.

Apenas no ano de 1942 é que esta arte foi oficialmente reconhecida (depois de ter sido apelidada de "Aikibudô" e "Aikinomichi") e desde então que se tornou uma das artes marciais mais apreciadas e estudadas.

As características principais do Aikido

O Aikido é uma arte marcial que tem características muito peculiares. São elas:

  • O Aikido não é praticado como uma forma de combate, pois esta arte foi criada para ser utilizada como um recurso de defesa pessoal. No entanto, a sua natureza pacífica não deve ser confundida com uma natureza fraca e passiva, pois os golpes desta arte marcial podem causar sérios danos físicos ao agressor se forem realizados com essa finalidade.
     
  • O Aikido tem como princípio capital a não-agressão (ao contrário de outras artes marciais, como por exemplo, o vale tudo) e o partir em busca das melhores soluções pacíficas para os conflitos existentes, independentemente destes se desenrolarem no interior ou exterior de um indivíduo. O termo em si é composto por três elementos que apresentam um significado específico: Ai (harmonia), Ki (energia) Do (caminho). 
     
  • É uma arte marcial que se distingue pela sua subtileza, eficácia e complexidade técnica, uma vez que se aproveita da força do oponente para anular os seus próprios ataques, isto é, utiliza a força que é empregue nos golpes dos adversários contra eles próprios.
     
  • Os movimentos da arte da paz são baseados em três figuras geométricas: o triângulo, o círculo e o quadrado. Um praticante deve desenvolver uma postura triangular, pois é a que é mais estável e representa a geração de energia e o poder de iniciativa. O círculo simboliza a união, serenidade e a perfeição e é fonte de técnicas ilimitadas. No que diz respeito ao quadrado, ele retrata a base sólida do controlo que o praticante exerce sobre os seus adversários. Os movimentos do quadrado são os mais difíceis de executar, mas também são os mais sólidos e consistentes.
     
  • Trata-se de uma disciplina marcial que desenvolve a autoconfiança, a serenidade e o bem-estar de todos os seus praticantes. Como tal, os aspetos que são mais trabalhados são a atenção, o olhar, a respiração e a atitude.
     
  • No plano físico, o Aikido melhora a capacidade aeróbica, a flexibilidade do corpo, resistência muscular e a coordenação de movimentos. No plano psicológico, permite a redução dos níveis de stress, melhora a concentração, disciplina e intuição de todos os praticantes.
     
  • Na prática do Aikido não existe uma relação de vencedor/vencido, pois a essência desta arte marcial passa pela criação de um resultado positivo e pacífico, sem causar prejuízo a qualquer uma das partes envolvidas no conflito.
     
  • O Aikido não promove qualquer tipo de competição ou torneio, pois assim evitam-se comparações desnecessárias entre os seus praticantes. Aos praticantes incute-se apenas a obrigação de superar as suas maiores dificuldades e o enfrentar dos seus medos principais.
     
  • É uma arte marcial que é praticada tanto por pessoas do sexo masculino como do sexo feminino e desperta a curiosidade de pessoas de todas as idades.
     

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Escreve sobre Karate

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos,  Faixa Preta Nidan, proprietário da Academia Nintai de karatê do tradicional , filiado junto à , Federação de karatê-do Tradicional do Paraná, Confederação brasileira de karatê tradicional e Federação Internacional de Karatê Tradicional.

Professor à 20 anos, atuando nos municípios de Rancho Alegre d'Oeste e Juranda, Campo Mourão e Foz do Iguaçu,  nascido em Goioerê, casado, pai de uma filha. Nesta coluna, vamos trazer as origens, raises, filosofias e realmente o que é Karatê Tradicional e os benefícios que proporciona através da prática correta para a formação de seus praticantes.

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 0011632/PR

Desenvolvido por Cidade Portal