Goioerê, domingo, 20 de setembro de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE
08/06/2020

Taekwondo - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Taekwondo - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

O  taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.

Durante muito tempo, a arte do taekwondo foi difundida pela Coreia. Até que, no início do século XX, o Japão invadiu e ocupou o território coreano. Com a intenção de ampliar o seu domínio sobre o povo coreano, os japoneses introduziram vários de seus aspectos culturais, assim como a língua, a música e as vestimentas. Nesse ínterim, o taekwondo também foi excluído como arte marcial local para ser substituído pelo karatê (arte marcial tipicamente japonesa).

Nesse contexto, o ensino e o aprendizado do taekwondo ficaram restritos às relações entre mestre e discípulo, e eram realizados de modo clandestino. Desse modo, os mestres coreanos mantinham resistência à ocupação japonesa, perpetuando parte de sua cultura por meio das artes marciais. Uma vez que o aprendizado era feito de modo bastante particular, surgiram algumas escolas de taekwondo marcadas por algumas diferenças no modo de lutar.

Foi apenas em 1946 que surgiu a primeira organização coreana, cuja intenção era a normatização da arte marcial. No entanto, o taekwondo acabou dividido e assim permanece até os dias de hoje. Existem duas grandes federações que regulam a prática e as competições de taekwondo no mundo: a ITF (International Taekwondo Federation) e a WTF (World Taekwondo Federation). 

A primeira, com sede atual no Canadá, privilegia o combate com poucos equipamentos de segurança, buscando manter o taekwondo mais próximo da prática de seus ancestrais. Esse estilo de taekwondo é praticado principalmente na Coreia do Norte e no Canadá. Por outro lado, a WTF procurou transformar o taekwondo em um esporte com regras bastante definidas, cuja prática apresenta menores riscos para o atleta. É interessante ressaltar que é esse o tipo de taekwondo disputado nos Jogos Olímpicos. Esse sentido de comercialização do esporte é uma atitude comum entre países capitalistas, o que remete a aplicação desse princípio à Coreia do Sul.

No Brasil, acredita-se que o taekwondo tenha sido introduzido em 1970. No entanto, esse dado não é confiável, uma vez que o primeiro campeonato brasileiro dessa arte marcial ocorreu em 1973. O fato de o tempo de diferença entre sua introdução e o primeiro campeonato nacional ser de apenas três anos faz com que os dados referentes à sua introdução em nosso país sejam duvidosos. Entretanto, o local onde se acredita que tenha sido a primeira academia voltada ao ensino do taekwondo hoje se transformou em sede da Federação Paulista de Taekwondo, que é localizada no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo.

A graduação no taekwondo é subdividida em “gubs”, de modo que cada um deles marca a evolução do praticante na arte marcial. Assim como em outras artes marciais, cada fase é identificada por uma cor de faixa: branca (10ºgub), branca com amarela (9ºgub), amarela (8ºgub), amarela com verde (7ºgub), verde (6ºgub), verde com azul (5ºgub), azul (4ºgub), azul com vermelha (3ºgub), vermelha (2ºgub), vermelha com preta (1ºgub) e faixa preta.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Escreve sobre Karate

Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos,  Faixa Preta Nidan, proprietário da Academia Nintai de karatê do tradicional , filiado junto à , Federação de karatê-do Tradicional do Paraná, Confederação brasileira de karatê tradicional e Federação Internacional de Karatê Tradicional.

Professor à 20 anos, atuando nos municípios de Rancho Alegre d'Oeste e Juranda, Campo Mourão e Foz do Iguaçu,  nascido em Goioerê, casado, pai de uma filha. Nesta coluna, vamos trazer as origens, raises, filosofias e realmente o que é Karatê Tradicional e os benefícios que proporciona através da prática correta para a formação de seus praticantes.

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 0011632/PR

Desenvolvido por Cidade Portal