Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
19/12/2020

Se..... - Pr. Pedro  R. Artigas

Se..... - Pr. Pedro  R. Artigas

Se.....

Pr. Pedro  R. Artigas

Há exatos 10 anos atrás eu escrevi essa crônica que torno a publicar neste ano de 2020. Um ano atípico, cheio de incertezas, de angustias, de frustrações, enfim um ano cheio de se......

Se olharmos para trás veremos que muitos de nossos projetos, sonhos e planejamentos foram frustrados e ou como dizemos popularmente, desceram água abaixo. A pandemia que até agora não nos ensinou como viver no novo, novo. O distanciamento que nunca havíamos praticado, as despedidas que não fizemos, as juras que não cumprimos, os abraços que não demos, enfim tudo ficou no se...., mas nós podemos e devemos mudar essa situação. Deixemos o se....no fundo de nosso baú, para não termos cada vez que o abrirmos ver que ele está ali. A pandemia irá embora, a alegria voltará, e Cristo mais que nunca se torna necessário em nossas vidas. Leia e reflita porque é preciso guardar o se...

Nesta última semana antes do Natal quero compartilhar com todos uma palavra que infelizmente é por demais poderosa em nossas vidas. Quero estar falando a respeito do se...., e creio ser um dos problemas mais sérios que já nos deparamos.

Ah! Se fosse diferente! fixa em nossos olhos nos aspectos inalteráveis do passado; nos torna vulneráveis e fracos, nunca nos levam a nada, senão a piorar uma situação que já não é boa. Não nos ajudam a vencer um mau hábito, nem a reabrir uma porta que parece fechada. Nunca trazem de volta um dia perdido. Nunca restauram um sonho desfeito, mas pelo contrário reforçam os desapontamentos por ele deixados. Dão um basta à possibilidade de mudanças e cerram a tampa do cofre da esperança.

Dizendo: Ah! Se fosse diferente! Desperdiçamos energias, concentramo-nos nos eventos passados que não podemos alterar. Perdemos a habilidade de enfrentar as realidades do presente e possibilidades do futuro. Quando olhamos para o texto Bíblico encontramos um momento em que essa palavra foi usada e que Jesus teve de modificar uma orientação de vida. Lázaro estava morto e Jesus chegou quando ele já havia sido enterrado, então sua irmã Marta foi falar com Jesus, e disse assim em tradução livre: ah, Senhor se estiveras aqui antes, meu irmão não teria morrido, mas agora já é tarde demais!

Jesus teve de dar um jeito para fazê-la mudar o tempo verbal de sua perspectiva. Ele sabia que só isso modificaria sua maneira de enxergar as coisas. O grande erro de Marta, e que infelizmente muitas vezes é o nosso também, foi o ah! Se fosse diferente, ela estava omitindo o poder do Cristo vivo. Jesus fez com que ela mudasse do passado fraco para o presente poderoso que Ele tem para nós, “SE CRERES”. Esta mudança de ótica e de vida é a mais importante mudança que podemos fazer, é como arriscar-se numa aventura de fé: “mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires. Evangelho de João, capítulo 11, versículo 22.

Esta palavra “mesmo agora” é um sinal de nossa batalha interior para escapar da prisão do passado para a liberdade do presente. As pessoas mais antigas têm o costume de dizer: “Ah! se tudo fosse como nos velhos tempos”, ao invés de dizer “como tem sido maravilhoso viver nos dias de hoje”.  Parece que encontramos sempre pessoas que caíram na tentação mortal de sempre dizer se..., por exemplo: “se puder algum dia paro de fumar”, “sei que preciso fazer isso, se puder logo mais começarei”, quantas vezes já encontrei alcoólicos que disseram: se quiser eu paro de beber!

Quando ouvimos esses tipos de colocações, de argumentos, devemos nos virar para as pessoas e perguntar: “e por quanto tempo você pretende continuar só pensando?”

Para tirar Marta e sua irmã Maria do se Ah, se fosse diferente, Jesus teve de libertá-las de seu estado de sujeição ao “tarde demais”. Ele queria que elas firmassem o olhar Nele, o ETERNO, o tempo presente, o Contemporâneo, por isso Jesus logo a seguir perguntou a Marta: Crês isto? E quando ela respondeu: Sim Senhor” como está no versículo 27 do mesmo capitulo do Evangelho de João, ela estava se libertando e firmando um novo nível de fé, e esta mudança está disponível para todos nós ainda hoje, se simplesmente abandonarmos o SE de nossas vidas, e buscarmos a verdade que nos liberta de todos os nossos empecilhos que nos atam com fortes cordas ao passado e não nos deixa perceber que o presente e o futuro são bem melhores! Pense nisto nesta semana do Natal, é tempo de mudanças, é tempo de inovar, comece pelas atitudes para depois passar para a nova vida que está disponível. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro  R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal