Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
09/04/2021

As aparições de Jesus ressuscitado - Pr. Pedro R. Artigas

As aparições de Jesus ressuscitado - Pr. Pedro R. Artigas

As aparições de Jesus ressuscitado

Pr. Pedro R. Artigas

Após o domingo de sua ressurreição Jesus volta a aparecer aos discípulos. No domingo da ressurreição ele tem registrado nos Evangelhos  cinco aparições, para recordarmos vamos ver quais foram: a primeira, para Maria Madalena segundo o Evangelho de Marcos capítulo 1, versículos 9 a 11,  a segunda, quando Jesus se encontra com Maria mãe de Tiago, Salomé e Joana Evangelho de Mateus capítulo 28, versículos 8-10, a terceira, Jesus aparece a Pedro, Primeira Carta aos Coríntios capítulo 15, versículo 5, a quarta pelos discípulos a caminho de Emaús, Evangelho de Lucas capítulo 24, versículos 13-35, a quinta, Jesus aparece aos dez, estando ausente Tomé, Evangelho de João capítulo 21, versículos de 19-23,  no domingo seguinte Jesus aparece a Tomé, Evangelho de João capítulo 20, versículos 24-29, essa é a sexta aparição de Jesus, depois de ressuscitado.

Até aqui vimos seis aparições de Jesus aos apóstolos, e em cada uma delas um ensinamento. A  ressurreição tem um grande potencial que é de firmar em todos os discípulos e futuros apóstolos a nova vida em Cristo Jesus, que Ele é o Deus encarnado e que veio para nos resgatar da morte, que entrou no mundo pelo pecado original, para a vida eterna.

Agora vamos estudar a sétima aparição de Jesus, descrita no Evangelho de Mateus capítulo 28, versículos 16-20. Neste texto Jesus ordenara que os discípulos fossem para o monte que lhes havia designado. Se olharmos com atenção veremos que os anjos dizem para as mulheres que avisassem para que fossem para a Galileia, com está escrito no versículo 7 deste capítulo: “agora vão depressa e digam aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vocês para a Galileia; lá vocês o verão. É como acabei de dizer a vocês”.

Isto aconteceu logo nas primeiras horas do domingo, mas os discípulos ainda permanecem em Jerusalém no domingo, partindo somente nos dias posteriores, e aqui eles obedientes ao comando de Jesus vão ao monte designado, que segundo alguns estudiosos deve ter sido o monte Tabor, onde Jesus havia se transfigurado.

 Jesus nos mostra que a morte não o pode segurar e que essa ação deverá ser também a nossa quando ressuscitarmos. Mas aos chegar ao monte designado, Mateus nos conta no versículo 17 que alguns duvidaram, leiamos o texto: “e quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns duvidaram”. Não os mais próximos discípulos, mas outros que estavam sendo discipulados por eles.

O que nos chama a atenção é que apesar de Jesus se apresentar vivo, alguns ainda duvidavam que pudesse ser verdade. E esse problema ainda hoje acontece entre nós. Muitos ainda duvidam que Jesus ressuscitou, e, em um documentário exibido na TV paga, um cientista falou que na verdade Jesus possa ter tido o que a ciência chama de morte aparente, que é um estado patológico do organismo que simula a morte, podendo durar horas, sendo possível a recuperação pelo emprego imediato e adequado de socorro médico. Ou que tenha tido uma morte relativa, que é um estado onde ocorre uma parada efetiva e duradoura das funções circulatórias, respiratórias e nervosas, associada a cianose e palidez marmórea, porém acontecendo a reanimação com manobras terapêuticas. Ainda em pleno século 21 se duvida da ressurreição de Cristo. Em muitos momentos da peregrinação de Jesus entre nós a Bíblia nos cita que os evangelistas dizem que Jesus duvidava, ou não acreditava nas pessoas e as colocava à prova.

Hoje pela fé podemos crer, e pela fé podemos conhecer o que Jesus nos relata e o que Ele quer de nós. Se estudarmos as aparições de Jesus poderemos ser muito melhores e com a fé transformar o mundo. Quando leio a Grande Comissão que Jesus nos deixou, sinto que é aqui que a transformação pode começar a aparecer: “toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto vão, e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos”. Mateus capítulo 28, versículos 18-20.

Nosso trabalho? Levar as boas novas de vida e salvação para um povo desanimado, e perdido em seus próprios pecados e delitos. Sem alegria de viver, e buscando em poços estragados ou sujos, uma condição que lhes dê alegria de viver. E quantos infelizmente nós conhecemos que estão nessa situação. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal