Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

05/05/2021

Batalhão Ambiental resgata 116 pássaros em cativeiro ilegal no Sudoeste

Batalhão Ambiental resgata 116 pássaros em cativeiro ilegal no Sudoeste

Policiais militares da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-Fv) resgataram nesta terça-feira (4) 116 pássaros silvestres em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. O proprietário não possuía documentação legal para criá-los em cativeiro.

A operação foi realizada a partir de uma denúncia registrada no Instituto Água e Terra (IAT). O órgão é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Uma equipe de policiais militares ambientais foi até a residência para verificar a situação e, chegando no local, foram localizados diversos pássaros espécies Trinca-Ferro, Azulão, Coleirinho, Pássaro-preto, Cardeal, Pimenta, Bicudo, Galo-da-campina, Canário-da-terra, Sabiá-laranjeira, Sangue-de-boi e Bico-de-veludo Eles estavam acondicionados em 103 gaiolas.

Parceria entre IAT e Rotary viabiliza o plantio de 250 mil mudas nativas

Paraná conquista prêmio por recuperação de áreas degradadas

De acordo com o IAT, caçar, apanhar, manter em cativeiro e comercializar espécies nativas e silvestres sem autorização são crimes previstos na Lei Federal nº 5.197/67

Há regras para a criação amadora de pássaros  silvestres (Portaria IAP 174/2015 e Lei Estadual 19745/2018). A pessoa precisa ter cadastro junto ao IAT, e manter os animais nas seguintes condições: os animais devem ser mantidos em viveiros ou gaiolas com água limpa, poleiros adaptados para cada espécie, alimento e banheira removível para higienização, entre outras exigências. Cada pássaro deve ter anilhas identificadoras e as gaiolas devem ficar em local arejado e protegido de adversidades climáticas, como chuvas, vento e sol excessivo.

Diante da ilegalidade, foi lavrado em desfavor do proprietário um Termo Circunstanciado de Infração Penal e um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 58 mil. Com apoio do Batalhão da PM de Pato Branco (3º BPM), as aves foram encaminhadas ao Zoológico da Faculdade Unisep, no município de Dois Vizinhos.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal