Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná Paraná

06/09/2016

Idosos são encontrados em situação precária de higiene em Icaraíma

Idosos são encontrados em situação precária de higiene em Icaraíma
A situação precária vivida por cinco pessoas mantidas em uma instituição de longa permanência para idosos em Icaraíma levou o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca, a buscar medidas judiciais e administrativas para garantir a integridade dos abrigados.

Após notícias de irregularidades e visitas ao local, o MP-PR constatou que o asilo, além de ter problemas de gestão e organização, é insalubre para os internos, que são mantidos em péssimas condições de higiene.

No caso dos idosos que têm família, foram propostas três ações civis públicas, em face dos familiares, para que assumam a responsabilidade de cuidados pelos parentes. Nas ações, amparadas na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003), a Promotoria de Justiça de Icaraíma requer a adoção de medidas protetivas de urgência, em caráter liminar, para garantir a integridade física, psicológica e moral dos idosos.

Outras duas situações estão sendo conduzidas de forma administrativa: o caso de um senhor que não é idoso, mas está internado, e o de outro que não tem família.

No caso das ações civis públicas, antes de buscar a via judicial, o MP-PR tentou um acordo com as famílias de forma administrativa, sem sucesso. Como relata a Promotoria de Justiça nas ações: “Não há lei que exija dar amor. Mas há lei que exija o zelo, o cuidado com os seus. Se os familiares não cumprem suas obrigações de livre e espontânea vontade, cabe ao Judiciário impor o cumprimento de tais obrigações”.

A situação da instituição de longa permanência para idosos também está sendo analisada pela Promotoria de Justiça e será objeto de ação própria, com vistas a eventual interdição, tão logo esteja resolvida a questão dos internos.

Fonte: Guia Goioerê/Obemdito

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal