Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

26/07/2021

Estado finaliza compra emergencial de insulina, distribuição às regionais de saúde já começou

Estado finaliza compra emergencial de insulina, distribuição às regionais de saúde já começou

Secretaria estadual da Saúde comprou 38 mil canetas do medicamento Insulina Análoga de Ação Rápida, que faz parte do elenco do grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, de aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realizou uma compra emergencial de 38 mil canetas do medicamento Insulina Análoga de Ação Rápida, que faz parte do elenco do grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), de aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde. O medicamento começou a ser distribuído para as 22 Regionais de Saúde do Paraná nesta segunda-feira (26).

“É um medicamento de extrema importância para o tratamento dos pacientes que sofrem da diabetes tipo 1. Ficar sem a insulina pode gerar graves complicações para a saúde. Para minimizar essa falta e devido ao atraso de entrega por parte do Ministério, iniciamos esse processo emergencial de compra”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

"Até esta quarta-feira as 22 Regionais de Saúde já estarão com o medicamento para ser disponibilizado aos pacientes", acrescentou.

Estado investe R$ 18 milhões no 1º Ambulatório Médico de Especialidades

Centro médico da Santa Casa de Maringá vai reforçar regionalização da saúde

A compra emergencial, no valor de R$ 1,08 milhão, vai suprir a demanda do Estado por 30 dias. A Sesa segue constantemente solicitando a previsão de envio de nova remessa, mas o Ministério da Saúde ainda não confirmou a data de entrega.

O medicamento começou a faltar nas farmácias nacionais no mês passado. A insulina é usada quando o pâncreas para de produzir o hormônio. Nesse caso, a caneta de insulina rápida é companhia habitual e necessária para manter os níveis de glicose estáveis depois da ingestão de alimentos. Por isso, é aplicada antes das refeições, e faz efeito em torno de meia hora.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal