Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

07/10/2021

Saiba como aproveitar os benefícios da Argila Preta para Pele e Cabelos

Saiba como aproveitar os benefícios da Argila Preta para Pele e Cabelos

A argila preta, também conhecida como lama vulcânica, é um material composto por elementos com ricas propriedades. É a mais nobre de todas argilas. Para obtê-la, é necessário descer 4 metros abaixo da superfície, onde os níveis de alumínio e silício são muito altos e os de ferro são muito baixos.

Propriedades da Argila Preta

A argila é um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício – segundo elemento mais abundante na natureza. Contém também titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio, e ferro. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração.

Promove ação absorvente, cicatrizante e antisséptica. A argila preta é normalizadora e cicatrizante, graças aos seus elétrons livres, que lhe conferem capacidades também energéticas, radiônicas e iônicas. Sua atuação é principalmente cosmética, mas ela também ajuda no tratamento de doenças. Suas altas quantidades de silício e alumínio a tornam altamente rejuvenescedora.

Benefícios da argila preta para a pele

Usada para tratamentos de inflamações na pele há séculos, somente mais recentemente estudos científicos têm demonstrado o poder antibacteriano da argila natural no tratamento de pele. Essa propriedade tem demonstrado excelentes resultados no controle da acne e de outras infecções de pele.

Os cientistas também tem demonstrando a eficiência da aplicação tópica da argila na maior produção de colágeno pela pele.

A argila preta apresenta uma grande e concentrada quantidade de matéria orgânica e enxofre sendo, assim, recomendada para muitos tratamentos de pele.

As propriedades da argila preta proporcionam uma incrível absorção de resíduos que possam estar impregnados na pele. Apresentam um efeito desintoxicante, removendo até mesmo partículas decorrentes da poluição a que estamos expostos no dia a dia e que possam ficar em nossas células.
Sua ação descongestionante limpa os poros profundamente, proporcionando uma pele suave e limpa.

Suas funções bactericida e anti-inflamatória são fortes aliadas contra as espinhas, inflamações e machucados superficiais na pele.

Além de acelerar o processo de cicatrização das espinhas existentes, a argila preta previne o aparecimento de novas infecções. A limpeza profunda é responsável por uma pele livre de acnes. Por apresentar uma incrível capacidade de acelerar a regeneração celular, a argila preta pode ser um ótimo cicatrizante.

Receita da Máscara de Argila Preta para a Pele

- Argila preta
- Soro fisiológico
- Óleo de rosa mosqueta

Em um recipiente de plástico (nunca de metal, por conta das trocas iônicas), separe uma colher de argila preta em pó.

Vá adicionando, lentamente, uma colher de sopa de soro fisiológico. Mexa sempre enquanto estiver acrescentando a água. Adicione 5 gotas de óleo de rosa mosqueta. Misture bem.

Quando a consistência ficar parecida com a de uma pasta, a sua mistura está pronta. Aplique na pele já limpa e deixe agir por 20 minutos e em seguida enxágue bem o rosto.

Benefícios da argila preta para os cabelos

A argila preta também pode ser utilizada para tratamentos capilares, como prevenção à queda e limpeza profunda.

Com o uso regular, seus fios ficarão mais fortes e encorpados. Além de um couro cabeludo livre de problemas como a caspa e a oleosidade.

Ela também elimina as toxinas no couro cabeludo e melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a acelerar o crescimento dos fios. Por apresentar uma função de limpeza, a argila preta, quando aplicada delicadamente nos fios, desencadeia o trabalho de um shampoo antirresíduo.

A ativação da circulação por conta da massagem aumentará ainda mais o processo de renovação dos fios, diminuindo a queda de cabelo e encorpando os fios.

Receita da máscara de argila preta para os cabelos

- Argila preta
- Água mineral
- Óleo essencial de alecrim
- Óleo de coco

Em um recipiente de plástico (nunca de metal, por conta das trocas iônicas), separe 3 colheres de argila preta em pó.

Vá adicionando, lentamente, 4 colheres de sopa de água. Mexa sempre enquanto estiver acrescentando a água. Adicione 5 gotas de óleo essencial de alecrim e uma colher de chá de óleo de coco. Misture bem.

Para passar no couro cabeludo o ideal é que a consistência fique mais líquida.

Aplique no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos e em seguida retire o excesso da argila e lave os cabelos normalmente.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal