Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

16/10/2021

Secretaria de Saúde destaca importância do diagnóstico preventivo em Goioerê

Secretaria de Saúde destaca importância do diagnóstico preventivo em Goioerê

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um tempo de enfrentamento ao câncer de mama e do colo do útero. A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo diversas ações que visam conscientizar pessoas sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento da doença, levando em consideração a importância do "autocuidado".

O objetivo da Coleta do Preventivo é detectar alterações do colo de útero, que possam evoluir a um câncer. A maioria das lesões encontradas, em estágio inicial a mulher não apresenta sintomas, por isso é necessário realizar a coleta ao menos uma vez por ano, desta forma as chances de detectar um câncer em estágio inicial e ser tratado é muito grande. 

Segundo a enfermeira Leticia Chiozini Gervasio, desde o início do ano foram coletados uma média de 700 exames, esse número é muito baixo, no entanto levando em consideração a pandemia. Porém uma coisa que chama a atenção, é a quantidade de exames alterados. 

No dia 6 deste mês, foram recebidos 70 resultados de exames, dentre eles 26% alterados que serão encaminhados para avaliação com oncologista, sendo que 99% dessas mulheres que fizeram a coleta não apresentaram sinais e sintomas, fizeram o exame como rotina de prevenção.

O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. Portanto todas as Unidades de Saúde do Município realizam coleta semanalmente.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIOERÊ

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal