Goioerê, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil Brasil

02/12/2016

Inep diz que não vai cancelar Enem 2016 e que investigações não estão concluídas

Inep diz que não vai cancelar Enem 2016 e que investigações não estão concluídas
O Enem 2016 não será cancelado, pelo menos, esta foi a afirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após as declarações do Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE), de que houve vazamento nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Conforme o Inep, “o exame foi realizado com segurança para mais de 5,8 milhões de estudantes”. Como não haverá cancelamento, a punição será específica para os envolvidos nas tentativas de fraudes.

Em nota, o Inep afirma que “a investigação da Polícia Federal ainda está em curso e em caráter sigiloso. Ao contrário do que informou o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público do Ceará, o inquérito não foi concluído”, diz.

Segundo o Inep, os casos de tentativa de fraude identificados estão sob investigação e delimitarão a responsabilidade dos envolvidos. "Não há indicio de vazamento de gabarito oficial. Como é de conhecimento público, a Polícia Federal já efetuou prisões de envolvidos na tentativa de fraude e o Inep já os excluiu do exame".

Vazou
O MPF divulgou nota nesta quinta-feira (1), na qual diz que as provas do primeiro e do segundo dia do Enem, além da prova da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início do teste.

Os dois candidatos foram presos, um em Minas Gerais e outro no Maranhão. Ambos receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas, porém, de intermediários diferentes, "deixando claro que a origem do vazamento é a mesma"

O Inep também afirma que as operações deflagradas no dia 6 de novembro são reflexo da ação conjunta com a Polícia Federal e que trabalham em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame. A autarquia "reitera o empenho de colaborar com a Polícia Federal para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes do Enem 2016".

Por meio da assessoria de imprensa, a PF diz que não irá se manifestar sobre o caso

Fonte: Guia Goioerê/Massa News

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal