Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

03/03/2022

Nós de fada: o que são, porque acontecem e como evitar

Nós de fada: o que são, porque acontecem e como evitar

Tricologista explica que, apesar do nome fofo, os nós de fada tendem a ser um grande incômodo para os cabelos, principalmente nos longos

Você pensou que frizz, queda e oleosidade eram os únicos problemas que os fios enfrentavam? Pois saiba que não! Recentemente, o termo "nós de fada" ficou em alta nos assuntos de beleza e muitas mulheres buscaram entender o que era. Chegou a hora de tirar suas principais dúvidas! 

O nome é bastante fofo, né? Mas o termo fala sobre um incômodo bastante comum, principalmente para as madeixas longas. "Os nós de fada são pequenos nós que se formam quando um fio enrosca no outro, amarrando de um jeito que não dá para desatar. Normalmente acontecem nas pontas, mas podem surgir em toda a extensão", explica a tricologista Viviane Coutinho. 

A especialista ressalta ainda que os fios longos são mais propensos a sofrer com o problema, justamente pelo comprimento maior. Além disso, a causa vem de fatores que, muitas vezes, não podem ser controlados, como condições climáticas e curvatura e/ou espessura do fio. Assim fica difícil, né? Mas outros motivos também podem ser os culpados (e esses dependem de nós, viu?), como a falta de cuidados com as madeixas e também alguns hábitos prejudiciais. 

Dando adeus aos nós de fada

E agora você deve estar se perguntando: será que dá para evitar isso? A boa notícia é que dá, sim! Para isso, o jeito é investir pesado nos cuidados preventivos e mudar pequenos hábitos do dia a dia. Assim, além de ficar longo dos nós de fada, você também garante um cabelo alinhado, saudável e lindo!

Veja só algumas dicas da tricologista para prevenir o problema:

  • Corte as pontinhas regularmente e, se não quiser abrir mão do comprimento ou formato, aposte no corte bordado;
     
  • A nutrição é sua melhor amiga, por isso, capriche nas máscaras que contêm óleos;
     
  • Água muito quente não é bem-vinda, pois causa ressecamento e frizz, ou seja, um cenário perfeito para o aparecimento dos nós;
     
  • Na hora de dormir, aposte no combo de cetim: fronha e touca (também vale prender os fios em um coque alto);
     
  • Desembarace as mechas sempre molhadas para garantir que fiquem mais modeladas e com menos frizz;
     
  • Proteção térmica é essencial, viu? Aplique obrigatoriamente leave-ins, óleos ou séruns sem enxágue para proteger o cabelo, especialmente as pontas;
     
  • Vai secar o cabelo com a toalha? Então, atenção ao tecido: dê preferência mais leves, como as de camisetas de algodão ou microfibra lisa.
     

Os cuidados parecem muitos, né? Mas valem a pena se você quiser turbinar a saúde do cabelo e ficar longo dos nós de fada. "Quando os nós já existem, o trabalho é ainda maior. Portanto, o ideal é apostar na prevenção e ir cortando as pontas, aos poucos, para eliminar os que já estavam formados", finaliza Viviane. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ALTO ASTRAL

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal