Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

11/03/2022

Luz e sombra: veja truques de maquiagem para cada formato de rosto

Luz e sombra: veja truques de maquiagem para cada formato de rosto

Maquiador e visagista Hudson Mateus dá dicas de contorno e iluminação para valorizar a beleza de seis dos principais formatos de rosto

Quando se trata de beleza, cada pessoa tem sua individualidade e seus traços únicos. Uma das características que faz parte desse conjunto é o formato de rosto. Apesar de ser um detalhe que pouca gente repara, faz toda a diferença na rotina de beleza, principalmente no que diz respeito à maquiagem.

Truques feitos com maquiagem podem valorizar ou desvalorizar o rosto da pessoa de acordo com seu formato. De acordo com o maquiador e visagista Hudson Mateus, prestar atenção a isso proporciona uma maquiagem mais sofisticada e harmônica.

“É muito importante iniciar a maquiagem observando os detalhes do rosto, como formato, ângulos, tamanho dos olhos, tamanho dos lábios, proporção do nariz, para que a gente consiga trazer ângulos melhores e uma iluminação mais bonita”, explica.

Redondo

“É um rosto caracterizado por poucas marcações de ângulos. Harmônico, romântico e leve, o famoso ‘rosto de noiva’. Trazemos para esse rosto ângulos mais marcados, realçando o centro da testa, nariz e arco do cupido. O sombreamento fica para as partes externas, como bochechas, laterais da testa e a pontinha do queixo. Essa iluminação visa trazer marcações mais visíveis e ângulos de fotografia. O importante é sempre seguir com suavidade, os contornos jamais devem ser marcados”.

Quadrado

“O rosto queridinho das passarelas. Ele é caracterizado por formatos fortes, ângulos marcados e alto contraste de luz e sombra. Para valorizar esse rosto, não é necessário que se utilize muitos truques de sombras, pois ele naturalmente já traz as marcações. A sacada é trazer luz! Blushes nas maçãs e contorno estratégico apenas nos cantos da testa e nariz já fazem toda a diferença para esse formato de rosto”.

Triângulo invertido

“Ele é caracterizado pela testa mais aparente e a pontinha do queixo mais protuberante, formando um triângulo de cabeça para baixo. É um rosto dinâmico, que caracteriza movimento e mudança, um rosto muito legal e muito interessante de se trabalhar várias formas de maquiagem. Para valorizar esse rosto, é interessante sombrear os cantos externos da testa, o nariz e as extremidades das bochechas. E iluminar o centro da testa, a pontinha do nariz e o osso zigomático (ao lado das têmporas), trazendo assim mais amplitude lateral”.

Diamante

“Rosto caracterizado por testa média e queixo em formato de ‘diamante’. Um rosto que traz seriedade, força e vitalidade. Para o rosto diamante, é necessário realçar o centro e a testa, deixando-a sempre mais iluminada, e sombrear o queixo e a parte lateral das bochechas, buscando a ilusão de marcação nessa área. O nariz também é um aliado: escureça os cantos externos e coloque uma pontinha de iluminador no centro. É match total”.

Coração

“O rosto em formato coração é definido pela testa arredondada e o queixo mais alongado, formando um coração na face. Esse rosto é a tradução perfeita entre romantismo, atitude e dinamismo. No rosto coração, utilizamos o sombreado na parte externa da testa, nas bochechas para causar a ilusão de afinamento, e na ponta do queixo. Blush no alto das maçãs e muita iluminação no centro do nariz e no alto do osso zigomático trazem um ar de leveza e muita personalidade a mulher que tem esse formato”.

Oval

“O rosto oval é caracterizado pela testa alongada e redonda, bochechas sem muitos ângulos e queixo com leve projeção. É um rosto extremamente fácil de valorizar, as sombras seguem na testa apenas na base dos cabelos, e na ponta do queixo, para diminuir a sensação longitudinal que esse rosto tem. A iluminação aqui é essencial, invista em muita luz no centro, iluminador no zigomático, ponta do nariz e arco do cupido. Por ter características suaves, esse formato casa com quase todos os tipos de maquiagem. Digo que quem tem esse rosto tem uma tela em branco. É hora de soltar a criatividade”.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | METRÓPOLES

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal