Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

30/12/2016

Você sabe quais são os principais inimigos de uma boca saudável? Evite 5 deles

Você sabe quais são os principais inimigos de uma boca saudável? Evite 5 deles

Principais inimigos da saúde bucal
Placa bacteriana

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme, nada mais é do que uma camada fina e viscosa de bactérias que se instala em regiões da boca, como a língua, a gengiva e os dentes. Todos nós temos placa, porém, com a falta de cuidados corretos, ela pode se acumular e gerar danos responsáveis por originar os mais variados problemas bucais, como cáries ou gengivites. Para removê-la, o indicado é apostar em uma boa escovação, uso do fio dental e enxaguatório bucal.

Cáries
As cáries dentárias são caracterizadas pela deterioração da estrutura calcificada dos dentes (esmalte, dentina e cemento). Elas são provocadas pelos ácidos produzidos pelas bactérias da placa bacteriana e, dependendo do estágio, podem ser bastante dolorosas. Além disso, fatores como o tipo de alimentação, hábitos de higiene ou consumo excessivo de doces podem contribuir para o aparecimento do problema.

Gengivite
A placa bacteriana acumulada nos dentes pode irritar as gengivas e estimular uma inflamação, fazendo com que elas fiquem avermelhadas e inchadas e causando a gengivite. Quando detectadas em seus estágios iniciais, são reversíveis, porém, se não forem tratadas podem progredir para a periodontite, que é uma doença mais grave e que agride os ossos que sustentam os dentes.

Normalmente, a gengivite é resultado de uma higiene bucal deficiente, que não elimina completamente a placa bacteriana. Porém, vale lembrar que a escovação excessiva ou com muita força, alterações hormonais e uso de determinados medicamentos também podem contribuir para esse problema.

Procure um dentista se sentir que sua gengiva está mais sensível e inchada, sangra com facilidade, parece mais escura ou apresenta algum tipo de secreção.

Mau hálito
O mau hálito não é uma doença, mas é pode ser um sinal de que algo na sua boca está errado. Todo mundo pode apresentar esse problema de tempos em tempos, principalmente, ao acordar. Ao contrário do que muitos acreditam, o cheiro ruim na boca nem sempre está relacionado à falta de higienização bucal. As causas podem estar ligadas à diminuição da saliva, alimentos com odores fortes, fumo, acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas, problemas na boca, nariz, garganta ou outras partes do corpo.

A consulta com um profissional da saúde no combate ao mau hálito é, tão importante quanto uma escovação correta, uso de fio dental e enxaguatório bucal.

Tártaro
O tártaro ou cálculo dental nada mais é do que a placa bacteriana que não foi corretamente eliminada e acabou endurecendo na superfície dos dentes, próteses, aparelhos ortodônticos ou sob as gengivas.

Para prevenir o problema, nada melhor do que fazer uma higiene bucal adequada. Além disso, alguns complementos, como o creme dental antitártaro e o enxaguatório bucal, podem amenizar as chances do tártaro se instalar nos dentes. O ideal é escovar os dentes e passar o fio dental logo após a refeição. A demora em higienizar a boca faz com que a placa bacteriana se acumule e fique mais difícil de ser removida. Lembre-se: é possível remover a placa em casa, mas quando ela já endureceu só o dentista consegue resolver o problema.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BOLSA DE MULHER VIX

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal