Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

03/03/2017

Protetor solar com maquiagem é boa opção para o verão

Protetor solar com maquiagem é boa opção para o verão

Para algumas mulheres, adotar o uso diário de protetor solar é muito difícil. Por mais que saibam de sua necessidade para evitar o desenvolvimento de câncer de pele, manchas, rugas e envelhecimento precoce da pele, entre outros males, elas não conseguem conciliar o produto e a maquiagem - e não são todas que querem ou conseguem sair por aí "de cara lavada".

Além de ser perfeitamente possível usar um bom protetor com a maquiagem usual, hoje existem os protetores solares com maquiagem, produtos versáteis que fazem também as vezes de base para uniformizar a pele.

E eles são muito eficazes, garante a dermatologista Érica Monteiro, pós-graduada em cosmiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O protetor solar protege contra os raios UVA e UVB, e o pigmento de óxido de ferro, que dá o colorido ao tom da base, bloqueia a luz visível, que é ligada ao aparecimento de manchas na pele. São produtos que propiciam uma proteção ampliada", diz.

Como escolher

O protetor solar com maquiagem pode ser usado no dia a dia de trabalho e na praia ou na piscina - nestes últimos casos, porém, só se não houver mergulho. Se o plano for molhar o corpo e o rosto, um protetor resistente à água deve ser aplicado antes dele.

A biomédica esteta Monica Batista recomenda que sempre seja escolhido um produto com FPS mínimo de 30 e proteção contra raios UVA, como recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e que se dê preferência aos oil free. "Com o calor, a oleosidade da pele aumenta. Por isso deve-se evitar o óleo nos cosméticos", justifica.

Ela alerta, ainda, quanto à presença de alumínio nas fórmulas, já que "o alumínio é um poderoso oxidante e contribui para o aumento da incidência de câncer".

Érica destaca que é importante usar um produto em veículo adequado ao tipo de pele: oleosas ou mistas pedem loção, gel ou gel creme oil free, enquanto as secas precisam de creme, até mesmo com a combinação extra de hidratante.

E, por mais óbvio que pareça, a dermatologista lembra que é bom checar se a cor é compatível com a pele.

Como usar

As aplicações e reaplicações de protetores solares com maquiagem devem ser iguais às dos protetores convencionais.

A primeira aplicação é feita meia hora antes da exposição ao sol, para dar tempo de o produto penetrar na pele, e as reaplicações são a cada 2 ou 3 horas (intervalos mais curtos em situações de exposição direta ao sol, e os mais longos para o dia a dia na cidade).

"Não se pode esquecer da reaplicação da tarde, pois há dias com claridade do sol até as oito da noite", adverte Érica.

E se eu não quiser usar protetor com maquiagem, mas quiser me maquiar e me proteger? Sem problema nenhum, desde que seja seguida a ordem correta.

O protetor solar é a prioridade, e deve ser aplicado sobre a pele limpa e seca. Dez minutos depois, a maquiagem pode começar a ser feita por cima desta proteção. Base, pó compacto, sombra, máscara, delineador, blush, batom. Está tudo liberado.

Atenção, porém, aos riscos de reações alérgicas. "São diversos fabricantes, com matérias-primas diferentes. Não dá para assegurar que não haja possibilidade de interação entre os ingredientes", segundo Érica.

"Elas podem ser evitadas fazendo um teste com qualquer um desses produtos na região do antebraço", orienta Monica.

Para finalizar, as duas especialistas reforçam: sempre lave bem a pele, retirando toda a maquiagem do rosto, antes de dormir. Isso impede que os poros fiquem obstruídos e que manchas de acne apareçam.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MINHA VIDA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal