Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

26/08/2017

Repelente Natural com Óleos Essenciais

Repelente Natural com Óleos Essenciais

Você se incomoda com mosquitos, pernilongos ou formigas? Tem algumas épocas do ano que os insetos procriam bem mais, e acabam incomodando nosso sossego. Quando as temperaturas aumentam, os mosquitos invadem nossas casas e espaços internos. E não é só para quem mora em casa, muitas vezes os apartamentos também são invadidos.

O combate é realmente difícil pois o mosquito é super bem-adaptado à vida na cidade. Mas todo e qualquer esforço vale a pena para combater mosquitos — especialmente o Aedes aegypti e outros vetores — pelos sérios problemas de saúde que podem causar.

Não só as picadas de mosquitos são desagradáveis e podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya, mas o uso de repelentes e inseticidas em spray estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária. Isso porque esses repelentes contém muita química e agentes alergênicos.

Alguns truques para acabar com estas pequenas pragas são bem simples e conhecidos: odores fortes geralmente afastam os insetos, tais como cítricos, cravo, canela, citronela, copaíba e hortelã.

Repelentes Naturais para Passar na Pele

Óleo de Citronela: Adicione 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe nas partes expostas da pele.

Óleo de Copaíba: Adicione 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe nas partes expostas da pele.

Óleo de Cravo: Adicione 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe nas partes expostas da pele.

Repelentes Naturais para os Ambientes

Citronela: Pingue gotas do óleo essencial no difusor e coloque nos ambientes em que deseja espantar os mosquitos e pernilongos. Caso tenha a própria planta Citronela, faça um chá bem forte e coloque em um borrifador, ou então pingue algumas gotas na água e coloque no borrifador. Use nos locais por onde os mosquitos podem entrar. Também existem velas de citronela para espantar mosquitos.

Hortelã: A hortelã é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros insetos. Para evitar que as formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta. O seu odor também desagrada aos mosquitos.

Manjericão: O manjericão também é um repelente natural de mosquitos e moscas. Pode ser usado da mesma forma que o óleo de citronela.

Óleo de Eucalipto: Além de repelente, funciona como anti-inflamatório, sendo um dos remédios mais antigos contra picadas de mosquitos. Adicione 12 gotas de óleo essencial em 50 ml de água, misture e coloque em um borrifador. Este óleo pode ser aplicado em locais fechados, desde que a pessoa não seja alérgica.

Óleo de Cravo: O cravo é muito eficaz para afastar mosquitos e também formigas. Adicione 12 gotas de óleo essencial em 50 ml de água, misture e coloque em um borrifador. Este óleo pode ser aplicado em locais fechados.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal