Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil

13/10/2017

Credores temem que plano da Oi beneficie só acionistas

Credores temem que plano da Oi beneficie só acionistas

Duas agências europeias de crédito à exportação - a Belgian Export Credit Agency e a Finnish Export Credit Agency - enviaram mensagens, por e-mail, a quatro ministros do governo Temer manifestando preocupação com o rumo das negociações sobre a crise financeira da Oi, a maior operadora de telefonia fixa do país. As duas agências tornaram-se credoras da empresa ao financiarem a compra de equipamentos de telecomunicações fabricados na Bélgica e Finlândia. No total, emprestaram US$ 1 bilhão.

Nas mensagens - enviadas aos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) -, as agências estrangeiras disseram temer que o plano de recuperação, que está sendo negociado entre acionistas e credores, agora com a participação do governo, beneficie apenas os atuais acionistas. Na opinião das agências, isso "resultará em um plano de recuperação judicial que não assegura a viabilidade das operações da Oi a longo prazo".

Para as instituições estrangeiras, os acionistas buscam aumentar o valor das ações em condições "injustas" para os credores. Na negociação do novo plano, defendem, os credores deveriam ter prioridade em relação aos acionistas. As agências também se queixam da falta de engajamento da operadora para negociar uma solução. "A Oi não se mostrou imbuída de boa-fé nem se envolveu em quaisquer negociações significativas com seus maiores credores", acusam.

Os credores fizeram uma advertência às autoridades brasileiras: a comunidade financeira internacional vem acompanhando "muito de perto" a recuperação judicial da Oi. As duas agências, que enviaram mensagens idênticas às mesmas autoridades, consideram que, sem uma saída satisfatória, o caso continuará afetando negativamente a imagem do Brasil, prejudicando a tomada de crédito no exterior pelas companhias do país.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | VALOR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal