Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Brasil Política

08/01/2018

Jovem faça seu título de eleitor até dia 04 de maio e participe das eleições em 2018

Jovem faça seu título de eleitor até dia 04 de maio e participe das eleições em 2018

Quem ainda não tem título de eleitor, tem até o dia 4 de maio de 2018 para fazer e votar nas Eleições Presidenciais em 2018. Em ano eleitoral só é possível tirar o título até 151 dias antes da eleição, que terá o primeiro turno no dia 2º de outubro de 2018. Quem perdeu o prazo só poderá tirar o título de eleitor em 2019.

Como consultar o número do título de eleitor
No dia da votação não é preciso levar o título de eleitor, mas é possível saber o número do título através do site do Tribunal Superior Eleitoral, ao preencher corretamente o nome do eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe, e inserir os 5 caracteres mostrados em uma imagem. Ao consultar o número do título também aparecerá outras informações do eleitor, como o local de votação, a zona e a sessão eleitoral.

Segunda via do título de eleitor
Caso o eleitor pretenda tirar uma 2ª via, sem alterações no cadastro (mudança de estado civil, endereço, nome etc), deve se dirigir a um cartório eleitoral levando um documento de identificação original com foto.
O pedido pode ser realizado no cartório eleitoral onde estiver inscrito até o dia 22 de setembro de 2018, 10 dias antes da eleição. A data limite para solicitar a 2ª via em qualquer cartório eleitoral foi dia 3 de agosto de 2016, 60 dias antes da eleição.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor
Documento de identificação original: são aceitos a carteira de identidade (RG), a certidão de nascimento, a certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho, passaporte que contenha a filiação, ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por de leis federais (OAB, CRM, CREA etc).
Comprovante de residência no nome do eleitor original e recente: são aceitos contas de luz, água, telefone, gás ou envelopes de correspondência.
Comprovante de quitação do serviço militar (apenas para os maiores de 18 anos do sexo masculino)

Agendamento online
Apesar da solicitação do título de eleitor ser presencial, é possível fazer um pré-atendimento pela internet, através do Título Net, um sistema criado pela Justiça Eleitoral para agilizar alguns serviços eleitorais. Por meio do Título Net é possível requerer o título de eleitor ao preencher todos os dados solicitados e guardar o protocolo que será gerado no final da operação. 

Para receber o título é necessário se apresentar na unidade de atendimento da Justiça Eleitoral (cartório, posto ou central de atendimento) com o protocolo gerado e os documentos necessários na data agendada. Se o eleitor não comparecer em 5 dias, o pedido será anulado. Não é possível solicitar 2ª via através desse serviço.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal