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Goioerê

19/01/2018

OUVIDORIA SUS de Goioerê emite relatório das atividades do terceiro quadrimestre de 2017

OUVIDORIA SUS de Goioerê emite relatório das atividades do terceiro quadrimestre de 2017

Um relatório estatístico das demandas tratadas pela Ouvidoria SUS de Goioerê durante o período de setembro a dezembro de 2017 foi apresentado à Assessoria de Comunicação com o objetivo de informar à população de maneira transparente como estão sendo tratadas as questões da saúde no município.

Neste período, a Ouvidoria recebeu 93 manifestações, sendo 35 solicitações, 35 reclamações, 05 denuncias, 10 informações, 05 sugestões e 03 elogios. Das solicitações 75% desejam necessidades com medicamento/exame/consulta/cirurgia, outros 14% relacionado a gestão e 11% à transporte.

Observa-se que 69% das manifestações foram identificadas, onde o cidadão se identifica, as sigilosas foram de 25% e as anônimas apenas 06%. A forma de contato com a Ouvidoria foi a seguinte: 72% pessoalmente, 23% via telefone e 05% por meio da urna da Ouvidoria.

O status atual das manifestações são as seguintes: 57 delas já foram resolvidas e 26 em análise (as 10 das informações já finalizadas). A Ouvidoria ressalta que sua credibilidade como agente parceiro do cidadão em resolver todos os casos é parte fundamental no processo de melhoria contínua da saúde.

Considerações finais:

Neste ultimo quadrimestre do ano ocorreu um aumento significativo de manifestações em comparativo com o quadrimestre anterior, isso se deve ao trabalho de divulgação realizado junto a Assessoria de Comunicação Social por meio da atual gestão administrativa, bem como, a participação do cidadão que acreditou no serviço prestado pela Ouvidoria.

Por outro víeis de análise, identificou-se que 58% das reclamações estão ligadas diretamente a ação de funcionários, sendo que deste numero, 61% delas corresponde ao âmbito da Secretaria de Saúde e 39% de contratualizados.

Com base nas informações relatadas, acredita-se que fica demonstrado a importância da Ouvidoria SUS como um canal para assegurar que os direitos dos cidadãos sejam respeitados no ambiente e dimensão que possui a área da saúde. Quanto maior a participação do cidadão, melhor a qualidade da saúde.

COMO FALAR COM A OUVIDORIA: por meio de telefone de linha direta com o ouvidor Régis Chaves: 3909-3022; Pessoalmente na Secretaria de Municipal de Saúde no bairro Santa Casa ou por email: ouvidoriadosus@goioere.pr.gov.br, alem do site da Prefeitura – www.goioere.pr.gov.br.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

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