Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná Paraná

04/03/2015

Saiba Dizer Não Curitiba - prepara resgate à autoestima dos jovens

Saiba Dizer Não Curitiba - prepara resgate à autoestima dos jovens

A capital paranaense reservou o dia 28 de março, na Praça Menonitas, bairro Boqueirão, para a grande concentração cultural ‘Saiba Dizer Não 2015’, que também acontece – desde janeiro - em diversas cidades do Brasil. De acordo com o grupo Força Jovem Universal, organizador geral do evento, a iniciativa deve reunir meio milhão de pessoas em todo país para reforçar a mensagem contra as drogas, violência, racismo, preconceito, entre outros temas. A ideia principal é mostrar que é possível curtir a vida com música, esporte e arte, sem o uso de drogas. O idealizador do movimento voluntário Curitiba Te Quero Sem Drogas, Valdemir Soares, parceiro há mais de vinte anos da Força Jovem Paraná, explica o impacto do evento, que vai alegrar a cidade, e a importância de saber dizer não.


CTQSD: O que a população de Curitiba pode esperar do Saiba Dizer Não?


Uma mobilização social contra fatores que amargam a adolescência e a juventude têm se tornado comum, acarretando consequências psicológicas ao longo dos anos. Vamos abordar as razões de crise da juventude como os vícios, a rejeição, o bullying, a discriminação, as drogas, a pedofilia, a violência doméstica, a descriminalização da maconha, as drogas, entre outros temas.


CTQSD: Qual o impacto pretendido no comportamento das pessoas com a realização do evento na capital paranaense?


Queremos conscientizar as pessoas, principalmente os jovens para que saibam como é importante dizer não. Uma palavra tão pequena que pode ter um grande impacto e abrir a possibilidade para que as pessoas se posicionem de forma objetiva e saudável. Muita gente deve comparecer, o líder da FJU PR, pastor Roque Júnior, organiza a chegada de participantes de diversas cidades do Paraná.


CTQSD: A programação segue orientação da Força Jovem Nacional?


O caráter do evento sim, toda FJU busca se adequar para agenda do líder nacional, Bispo Marcello Brayner, por isso transferimos o evento de janeiro para o dia 28 de março. A principal orientação é mostrar que há uma opção em negar os conteúdos que enfraquecem a motivação e o futuro da juventude. Vamos levar essa mensagem com alegria da música, da dança, do flash mob, do teatro e de depoimentos de pessoas que superaram conflitos interiores e repassam a dose de conscientização.


CTQSD: Como militante de causas sociais há mais de vinte anos, como avalia a exploração de temas que são raízes de muitos conflitos pessoais?


Esportes, dança, cultura são algumas das ferramentas dos grupos voluntários para resgatar a autoestima dos jovens. É importante que não haja dificuldade das pessoas se expressarem, e nos preocupamos muito com isso. Na adolescência, por exemplo, há o medo de serem rejeitadas. Com frequência a juventude entra em situações difíceis por não conseguir impor claramente sua posição, e depois se deparam com os conflitos da inferioridade e o remorso.


CTQSD: Seria o caso de quem experimenta drogas para se integrar em um grupo?


Exatamente, isso acontece geralmente com quem deseja recusar a primeira dose de drogas, começando pela bebida alcoólica, e aceita o gole para não ser discriminado no grupo social, do qual faz parte. A pessoa não consegue valorizar suas prioridades e acaba cedendo para manter um clima supostamente legal, entretanto é engolido pela opinião dos outros e – nesse caso – dá o primeiro passo no labirinto dos vícios, que tem sido um caminho sem volta para milhões de jovens em todo o mundo.


CTQSD: Como saber dizer não ao que nos faz mal?


Não se deve olhar para o sentimento, mas ter uma atitude. Depois valorizar o potencial para começar a investir no sonho de querer mudar ou realizar um projeto, seja ele pessoal ou profissional... O comprometimento e a perseverança são as peças chave para o sucesso. É preciso se empenhar em tudo e otimizar o simples. Dessa forma, o SDN é uma oportunidade das pessoas se expressarem na arte, na música, na cultura em geral.


CTQSD: Qual o entrosamento do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba para realização do evento?


A Prefeitura Municipal de Curitiba autoriza o local e as licenças de instalação do evento. Ao Governo do Paraná compete a segurança e proteção dos participantes.


Fonte: Guia Goioerê

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal