Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

16/10/2018 | Concebido por Umuarama

Em Tapejara: Paranaense de Handebol Adulto Chave Prata define campeões neste fim de semana

Em Tapejara:  Paranaense de Handebol Adulto Chave Prata define campeões neste fim de semana

Com oito equipes na disputa pelo título da Chave Prata do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto 2018, os campeões serão conhecidos neste fim de semana, no Ginásio de Esportes Padre Pio Volpato, em Tapejara. Além do título, os quatro finalistas sobem para a primeira divisão em 2019. Em paralelo acontece a 5ª etapa classificatória da Chave Ouro, com partidas simultâneas em Saudade do Iguaçu e Chopinzinho.

A competição promovida pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) começa neste sábado (20), a partir das 14 horas, com as semifinais femininas. Grande favorita a conquistar o troféu de campeã, a Prefeitura de Toledo/ATH/Apef abre a rodada diante da Prefeitura de Campo Largo Handebol. As toledenses chegam à reta final com status de única equipe a fazer uma campanha com 100% de aproveitamento. Recentemente, o elenco participou da fase final da divisão A dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), terminando o torneio na 5ª colocação. “Aproveitamos os Jogos Abertos para dar mais ritmo à equipe, a fim de chegar bem na final. Sabemos que serão dois jogos em que teremos muitas dificuldades, mais acredito no potencial das meninas, queremos chegar ao pódio. Essa será nossa última competição do ano, então, nada melhor que fechar com chave de ouro e porque não com o título”, enfatizou o treinador Mauro Ansolin (Pato).

Na sequência, às 15h30, MRV/Unicesumar/Unimed/Londrina enfrenta Telêmaco Borba Handebol. Com a medalha de bronze dos JAPS, as londrinenses chegam à etapa decisiva focadas em buscar um lugar ao pódio. “Estamos treinando algumas situações que podemos melhorar e esperamos conseguir aplicar em quadra. A equipe, que retornou ao Paranaense após alguns anos fora, é jovem e tem potencial para um projeto em longo prazo. Nosso primeiro objetivo era chegar entre as quatro, conquistamos, agora vamos buscar dar um passo além”, declarou o técnico Vinicius Garcia (Pepa).

                                                

Competição masculina

Com a melhor campanha do Estadual, o time da EPH – Escola Paranaense de Handebol/Curitiba se encontra, às 17 horas, com a Prefeitura de Dois Vizinhos/Cresol/Click para definir o primeiro classificado à final. De acordo com o professor Marco Antonio Mendes dos Santos, o grupo estará completo para a 5ª etapa. “Tivemos alguns atletas que se machucaram, mas todos estão recuperados para a disputa”, revelou, acrescentando: “Treinamos muito para a semifinal e essa semana será para organizar tudo da melhor forma possível. Demos uma ênfase na parte física com trabalhos específicos a situações de jogo, com isso esperamos manter um ritmo de jogo mais homogêneo”, relatou Santos.

Por sua vez, o técnico dois-vizinhense Emerson Abati ressalta que também contará com o elenco completo, mas afirma que não será um confronto fácil, pois ambos os times têm condições de passar à final. “Focamos nos treinamentos. Fizemos o possível de acordo com nossa realidade, recuperamos alguns atletas de lesões, procuramos fazer orientações individualizadas, com informação sobre o nosso adversário e suas principais qualidades, para tentarmos de alguma forma neutralizá-los. Procuramos manter os atletas motivados, demonstrando todo caminho percorrido até aqui e da importância de poder fazer parte desta semifinal, claro com o objetivo de vencer e poder fazer a final, mas sabemos e respeitamos a ótima equipe da EPH/Curitiba, que não por acaso terminou a fase classificatória em 1º lugar. Será um jogo difícil que pode se decidir em detalhes, estamos esperançosos para fazer o nosso melhor, pra poder vencer”, ressaltou Abati.

Contando com o apoio da torcida, Tapejara Handebol anseia fazer uma grande partida contra Rebouças/Assorhand. O time anfitrião encerrou a fase classificatória sem perder um jogo e espera manter esse status até o término da competição. “Nesta etapa vamos jogar diferente, vou montar a equipe com o sistema que o adversário estará jogando, mais o time estará bem postado. Os atletas sabem o que querem, não vai faltar garra e vontade, vamos preparados pra passar à final”, vislumbrou o técnico Adilson Ferreira (Piuí).

De outro lado, Rebouças intensificou os treinos para corrigir as falhas cometidas nas fases classificatórias, visando melhorar o rendimento do elenco na semifinal, contudo conta com alguns atletas lesionados. “Estamos mantendo nossos treinos a fim de corrigir alguns erros. Muitos jogadores estão lesionados, porém não faltarão raça e força de vontade para sairmos vitoriosos. O fator casa só tem a ajudar a equipe de Tapejara, eles conhecem bem a quadra e ainda terão a impulsão da torcida a seu favor, isso será ponto positivo pra eles, estamos preparando os atletas para lidar com mais essa adversidade”, afirmou o representante da equipe reboucense Pedro Miguel Paszko, enaltecendo que será uma partida bastante equilibrada: “Esperamos fazer um bom jogo. Eles são os favoritos, investiram bastante e classificaram na nossa frente na fase de grupo, porém, vamos acreditar na força dos atletas do nosso município para que seja um grande jogo”, argumentou.

 

Transmissão ao vivo

Com a grande audiência alcançada através da transmissão em tempo real de alguns jogos de suas principais competições, a LHPR voltará a transmitir, neste fim de semana, as partidas decisivas da Chave Prata. Os torcedores poderão acompanhar a transmissão pela página do Facebook e pelo canal do YouTube da Paraná Handebol. A transmissão começará com as semifinais, às 14 horas de sábado, e seguirá no domingo, a partir das 11h30, com a decisão feminina, seguida da final masculina, às 14 horas, partida que encerrará a cobertura ao vivo do Estadual.

O Campeonato Paranaense de Handebol Adulto – Chave Prata conta com o apoio da Prefeitura de Tapejara, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo (SEET), da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) e do CREF9/PR, com patrocínio da Itaipu Binacional.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | Jaqueline Galvão/LHPR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal