Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê Eventos

05/11/2018

UEM-Campus Goioerê apresenta Recital de Canto e Piano dia 06 de novembro no Rotary de Goioerê

UEM-Campus Goioerê apresenta Recital de Canto e Piano dia 06 de novembro no Rotary de Goioerê

Vai acontecer no Rotary Clube de Goioerê (casa da amizade), Av. Tiradentes, 999, um Recital de Canto e Piano dia 06 de novembro as 20 horas, este evento é uma realização do Departamento de Música - Bacharelado em Canto da UEM- Campu Regional de Goioerê.

O Diretor do Campus Regional de Goioerê, Gilson Croscato frisa que serão apenas 200 lugares, e convida a todos os Goioerenses para assistir esta bela apresentação.

 

JOHN DE CASTRO (John Kennedy Pereira de Castro)
Iniciou seus estudos no canto lírico com a professora e cantora Fátima de Brito (in memoriam) da Universidade Federal de Alagoas – UFAL em 1995. Bacharel em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2002. Especialista em Performance Musical - Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2003. Mestre em Artes pelo Programa de Música da Escola de Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo – USP em 2010. Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 2017. Já se apresentou como solista no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Sergipe, Bahia e Mato Grosso do Sul. Destacam-se, entre outros, o concerto de abertura do III Festival Música de Dourados em 2016 com o recital “Canções Brasileiras” (Duo de Canto e Piano), como convidados, com a pianista Cinthia Ruivo e, como solista, a Ópera “The Mikado” em 2013 nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá. É professor efetivo da área de Canto do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá – UEM desde 2004. Tem experiência na área de música, com ênfase no canto lírico, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica vocal, interpretação de repertório vocal, ópera, canção de câmara brasileira e estrangeira.
CINTHIA RUIVO
Cinthia Ruivo, natural de Jesuítas – PR, iniciou seus estudos de piano aos 15 anos. Estudou com Paulo Giovanini, Irina Ratcheva e em 2004 iniciou o curso de Música – bacharelado em piano na Universidade Estadual de Maringá, na classe do professor Ms. Geraldo Ribas. Em 2007 passou a fazer parte da classe do professor Yuri Pingo, concluindo o curso em 2008. É Mestre em Música/Práticas Interpretativas, pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Doutoranda, sob orientação da Profa. Dra. Zélia Chueke, pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Participou de diversos Master Classes com professores renomados, entre eles Ney Fialkow (RS), Dario Ntaca (ARG), Flavio Augusto (RJ), Patrícia Bretas (RJ) e Marisa Lacorte (SP). Fez um curso para pianistas correpetidores ministrado pelo Prof. Ms. Ticiano Biancolino em 2010 na Universidade Estadual de Maringá. Participou de diversos recitais em Maringá (PR), Londrina (PR), Cianorte (PR), Paranavaí (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e em Florianópolis (SC), apresentando-se como solista e camerista. Participou do “Concurso de Canções Brasileiras” em 2009 em SP. Professora temporária no Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de 2015 a 2017.

PROGRAMAÇÃO
Oswaldo de Souza (01/04/1904 - 20/02/1995), compositor nordestino natural do Rio Grande do Norte, é um músico que tem seu lugar no cenário nordestino e brasileiro. Sua linguagem musical fundamenta-se essencialmente no folclore, costume e ambiente geográfico nordestino, cenário inspirador de sua obra.
Canção RETIRADAS letra e música de Oswaldo de Souza
(Cena Nordestina/Rio de Janeiro, 1934)
Canção GAVIÃO PENERÔ Oswaldo de Souza
(Adaptação de Quadrinhas Populares/Estilização sobre um refrão de “Côco”)
Canção BÁLSAMO DAS DORES música de Oswaldo de Souza
(Versos de Osório Paes (Modinha – Meados do Séc. XIX)
Canção CANTIGA música de Oswaldo de Souza
(Quadrinhas do Folclore Brasileiro)
Canção PROTESTO música de Oswaldo de Souza
(Versos de Sylvio Moreaux - Estilização da solfa do “Boi Redondo, Sinhá” do cantador norte-rio-grandense Fabião das Queimadas)
Canção CAI, SERENO, CAI Oswaldo de Souza
(Recolhida e harmonizada. Toada de remeiros da região do médio rio São Francisco)
Canção QUANDO A SAUDADE VEM Oswaldo de Souza
(Recolhida e harmonizada. Toada de remeiros da região do médio rio São Francisco)
Canção JUAZEIRO letra e música de Oswaldo de Souza
(Canção Nordestina)
Canção PINGO D’ÁGUA Oswaldo de Souza
(Canção Nordestina/A melodia da primeira parte reproduz uma dança do “Bumba-meu-boi”, recolhida no Rio Grande do Norte. A segunda parte é de livre invenção do autor. Adaptação de quadrinhas populares)
Canção SEREIA DO MAR letra e música de Oswaldo de Souza
(Canção Praiana)
Canção DESTINO DE AREIA música de Oswaldo de Souza (Versos de Cássio M’Boy - Canção Praiana)
Canção PRECE letra e música de Oswaldo de Souza (Modinha de Seresta)
Canção CHIMARRÊTE harmonizada por Oswaldo de Souza (Dança Rural Paulista/Vila do Embu)
Canção JANGADA música de Oswaldo de Souza (Versos de Edyla Mangabeira - Canção Praiana/Esta canção é inspirada num canto de marinhagem do tradicional romance da “Nau Catarineta”)
Canção QUERER BEM NÃO É PECADO música de Oswaldo de Souza
(Canção Nordestina/O texto desta canção é variante das quadrinhas de amor do cantador pernambucano Serrador, conjugadas com quadrinhas do folclore brasileiro)
Canção ARUANDA letra e música de Oswaldo de Souza
(Impressões de um Cortejo de Maracatú)
Barítono: John de Castro
Pianista: Cínthia Ruivo

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CRG-UEM

UEM-Campus Goioerê apresenta Recital de Canto e Piano dia 06 de novembro no Rotary de Goioerê
UEM-Campus Goioerê apresenta Recital de Canto e Piano dia 06 de novembro no Rotary de Goioerê

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal