Goioerê, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

23/07/2019

Cantor de músicas católicas Antônio Cardoso realizará Show dia 17 de agosto na Igreja Matriz de Goioerê

Cantor de músicas católicas Antônio Cardoso realizará Show dia 17 de agosto na Igreja Matriz de Goioerê

O cantor e compositor de músicas católicas Antônio Cardoso realizará Show Musical no municipio de Goioerê, no dia 14 de agosto  na Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias. O evento terá inicio com a missa ás 19h00min e logo após show Musical.

Historia de Antonio Cardoso 

A minha origem é de um menino pobre que nasceu no sertão da Bahia, na cidade de Miguel Calmon. Meu pai era músico de uma pequena filarmônica. Era ele quem me levava todas as noites para o ensaio e ali mesmo me introduziu à música.

Havia uma preocupação muito grande por parte de meu pai quando eu ganhei do meu padrinho de crisma um cavaquinho. Ele achava que aquele instrumento não combinava com sua proposta de educação, mas foi aquele cavaquinho que me levou ao que sou hoje na canção. Se foi o meu pai quem me introduziu à música, foi minha mãe quem me introduziu a uma jornada de fé. Ela fazia parte de um movimento de igreja chamado APOSTOLADO DA ORAÇÃO. Esta combinação é o que celebro nestes 40 anos na canção religiosa em 2019.  De um lado a gente percebe que não se vive um ideal sem um instrumento,  por outro a gente não consegue perseverar nesse mesmo ideal sem uma vida regada na FÉ.

Em 1975 embalado pelo sonho de São Paulo cheguei à capital dos paulistas no dia 31 de agosto. Ainda lembro como hoje, assustado mas encorajado pela vontade de vencer. Em 1978 conheci um famoso pregador. Era uma tarde de domingo, ele veio pregar na paróquia Menino Jesus de Tucuruvi e naquele instante as pessoas ali presentes sugeriram que ele me convidasse para cantar na sua pregação. Foi o suficiente para em seguida surgir um convite missionário; “Vem comigo! Eu prego, você canta e a gente vai pelo Brasil afora levando a palavra de Deus, animando o povo na fé”. Neimar de Barros exercia um fascínio nas pessoas e impressionava a todos por onde passava.  Eu não pensei duas vezes; larguei o emprego na concessionária Volkswagen e fui pelo Brasil afora com Neimar. Oito meses foram suficientes para conhecer um pouco mais a igreja e para que eu voasse também com as minhas próprias asas.

Fui atrás da oportunidade de gravar meu primeiro disco com as Irmãs Paulinas. Com a retaguarda das irmãs e com meus próprios instrumentos, nada foi fácil. Era uma época de censura e em plena ditadura militar o meu sonho de cantor se conflitou com o conteúdo das minhas canções. Eu sempre imaginei que o poeta é acima de tudo um repórter do seu tempo e de sua época. Para mim, era impossível não cantar sobre os problemas sociais do Brasil. Era o que estava na minha história, um jovem migrante nordestino que sentiu na pele tais desafios e o abandono dos governos.  Seria natural que eu cantasse as coisas que retratavam minha vida. Era interessante porque o grande sonho de cantor se confrontou com a temperatura política da época. Qual emissora de rádio poderia executar canções de protesto com tanta censura?

Eu, cantor religioso e os meus sonhos: em função dos conteúdos de minhas canções e do meu jeito de apresentá-las, a canção (surpreendentemente) ficou a meu favor. E a canção me acompanha ao longo de 40 anos de viagens missionárias por mais de 2500 cidades brasileiras.

Nesta longa caminhada as vezes eu me pergunto: como é que Deus se faz presente na vida de um cantor religioso? Descobri que minha vocação não é me confrontar com este ou aquele grupo, pois sei que a graça de Deus e a sua força estão sempre comigo. Mesmo diante de tantos desafios eu me pergunto se não é o caso de tomar outro rumo na canção... lá no fundo de meu coração, um anjo sopra: "Quem conheceu um amigo, jamais morrerá".

Ao longo destes anos, e de uma intensa vida missionária, impossível esquecer daqueles que me acolhem em seus corações: Pe. Zezinho e as Irmãs Paulinas que me  tornam amigos de pessoas que eu nunca vi, e me fazem FAMÍLIA de lares que eu nunca visitei.  Gravei 2 compactos, 3 LP s, 8 CD s e participei de vários discos celebrativos. Em muitos momentos, o Pe. Zezinho me ensinou atravessar grandes tempestades com o seu jeito de cantar e de compor. Acho que só ele falou das flores e dos espinhos sem perder a ternura. Hoje estou vivendo o meu tempo com tal intensidade que só os apaixonados compreendem, afinal, só os apaixonados vão até as últimas consequências.

Casado com Niza desde 1991, tudo mudou na minha vida. Se antes eu achava que bastava apenas ser poeta para ver o mundo com os olhos de Deus, descobrir que os olhos de Deus são como os olhos das crianças. Ver o mundo com os olhos de criança é bem diferente e não é necessário ser pai para ver o mundo desse jeito, afinal a gente ama tanto aqueles que entram na gente como aqueles que saem da gente. No meu caso foi a Gabriela quem mudou o meu jeito de ser. Minha filha desde pequena é quem me conduz com o seu olhar para um mundo de paz em tempos de conflitos. É impossível não falar de família tendo um lar tão aconchegante como o meu. Neste instante de minha vida, todas as respostas para o cantor de mais de 40 anos atrás, estão dentro do meu lar. Se para muitos cantar é apenas um gesto de representação artística, para mim ser cantor religioso é testemunhar a vida e no meu caso, A VIDA EM FAMÍLIA. A família sempre foi e sempre será a maior das retaguardas na vivência de uma VOCAÇÃO.

De 1991 para cá toda minha obra é para motivar casais e filhos para que eles possam levar ao mundo o que eles vivem de melhor em seus lares. A grande revolução começa na FAMÍLIA; escola de tolerância e de perdão. É neste ambiente que minha história musical fundamenta a importância do AFETO e da MÍSTICA CRISTÃ na construção de uma IGREJA DOMÉSTICA.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | JAIRO TOMAZELLI

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal