Goioerê, domingo, 17 de novembro de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

01/11/2019

Pesca de espécies nativas fica proibida a partir desta sexta-feira, 01

Pesca de espécies nativas fica proibida a partir desta sexta-feira, 01

Proibição vai até o mês de março do próximo ano e tem o objetivo de proteger a reprodução natural de espécies de peixes no Paraná. Bagre, dourado, jaú, pintado e lambari estão entre as espécies. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) anuncia o período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná a partir desta sexta-feira (01) e segue até março de 2020. Todas as espécies nativas do Estado são protegidas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria delas se reproduz.

Considerando o comportamento migratório e de reprodução, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná – que compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

MULTAS – Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos pelos fiscais. Além da pesca, o transporte e a comercialização também serão fiscalizados.

INSTRUÇÃO - A restrição é instruída pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) pela instrução normativa nº 25/2009, e reforçada pela portaria do IAP (nº 262/2018). A restrição anual acontece há mais de 15 anos.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo. Além de híbridos - organismo resultante do cruzamento de duas espécies.

COMPETIÇÕES - Serão proibidas, também, competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Exceto as competições de pesca em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridos.

PENALIDADES - Fiscais do IAP e a Polícia Ambiental reforçarão as ações de fiscalização em todo o Estado. Aos infratores serão aplicadas às penalidades e sanções, previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008, na Lei n° 10.779, de 25 de novembro de 2003, e demais legislações específicas.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE - FLORICULTA QUATRO ESTAÇÕES

O dia de Finados está chegando, a Floricultura Quatro Estações tem as mais variadas opções em Flores e os mais Belos Arranjos para aqueles que desejam prestar homenagens aos seus entes queridos.

É costume no dia 2 de novembro visitar as sepulturas e levar flores aos entes queridos que já não fazem parte desta vida e para lembrar as pessoas queridas e reverenciar nossos antepassados, por isso, respeitosamente, a Floricultura prepara com todo carinho Ramalhetes de Flores e Arranjos, com preços especiais.

Dentre as opções estão Crisântemos, Margaridas, Flor do Campo, entre outras. A Floricultura Quatro Estações estará atendendo no dia de Finados, até ás 13h00min.

 

Endereço: Rua Antonio Moulin, 493 (Subindo o Banco Itaú).

Telefone: 44 3522 - 5265 | Celular: 44 9 9960 - 3098

Facebook | Instagram

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TURISMO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 0011632/PR

Desenvolvido por Cidade Portal