Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/11/2019

Identificados os primeiros esporos de ferrugem asiática no Paraná

Identificados os primeiros esporos de ferrugem asiática no Paraná

Com um trabalho de monitoramento de esporos de ferrugem asiática da soja com mais de 240 coletores em todo o estado do PR, em parceria com diversas instituições, a Emater-PR confirmou o primeiro caso de esporos, no município de Vitorino-PR, no Sudoeste do PR. Porém não foi observado sintomas da doença nas plantas no talhão monitorado.

A presença dos esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença a campo, bem como eventual epidemia. Porém torna-se necessário a intensificação do monitoramento da doença na forma sintomática à campo, através da inspeção de folhas de soja. 

Através da rede de coletores, a partir desta primeira confirmação de esporos, é possível acompanhar o desenvolvimento da doença para os demais municípios e regiões do PR. Importante acessar semanalmente o site Alerta Ferrugem para acompanhar este comportamento.

Para o manejo químico da ferrugem com o uso de fungicidas, além das informações da presença de esporos, deve-se levar em consideração a inspeção foliar, estádio da cultura e as condições climáticas, principalmente futuras, pois a infecção depende das condições ambientais (molhamento foliar, temperatura, precipitação, etc).

Reforçamos que o coletor de esporos de ferrugem asiática da soja é mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença, cuja informação não deve ser utilizada de forma isolada para tomada de decisão no manejo da doença, dada a sua agressividade e potencial de redução de produtividade.

Importante que agricultores e técnicos a partir deste momento, principalmente no Sudoeste do PR, intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras. 

 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Aprosoja Paraná

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal