Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

26/05/2020

Vencedora do Nobel e pandemia são os destaques do Cândido

Vencedora do Nobel e pandemia são os destaques do Cândido

“Traidora da pátria”, “anticristã”, “terrorista ecológica”. Estes são alguns dos termos usados pelos conservadores poloneses para atacar a escritora Olga Tokarczuk, vencedora do mais recente Nobel de Literatura e assunto de capa da edição de maio do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná.

No especial do mês, o jornalista e tradutor Irinêo Baptista Netto explica por que Olga desagrada parte de seus compatriotas e analisa o romance Sobre os Ossos dos Mortos, seu único título disponível no Brasil. Em outro texto, Netto ainda discute a natureza do Nobel, seus critérios de premiação e as razões de seu prestígio.

O Cândido 106 também traz textos com reflexões sobre a criação artística durante este momento de pandemia e turbulências políticas no Brasil.

No “entrevistão” do mês, Ronaldo Bressane conversa com a cartunista Laerte. Prestes a completar 70 anos, ela fala da experiência de fazer humor diante de uma realidade tão conturbada.

José Carlos Fernandes, convidado da coluna Pensata, elenca os desafios de ser cronista numa época em que desviar o foco dos assuntos urgentes ou fazer piadas não parecem opções viáveis.

E a vencedora do Prêmio Sesc, Luisa Geisler, utiliza o espaço De Escritor para Escritor para falar sobre “tentar ser criativo quando a corrente pede (implora por) objetividade”.

Outros destaques da edição de maio: Marcio Renato dos Santos repassa o legado de Sérgio Sant’Anna (com depoimentos de escritores próximos, acadêmicos e de André Sant’Anna, filho do autor, morto no último dia 10), HQ de Natália Gregorini, fotos de Higor Oratz na seção Cliques em Curitiba e reportagem de João Lucas Dusi sobre o centenário de Sidonio Muralha, além de inéditos de Kah Dantas e Fernando Koproski. Todas ilustrações da edição são de FP Rodrigues.

SERVIÇO - Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu site  www.bpp.pr.gov.br/candido

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
Publicidade

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal