Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
27/01/2018

A história do falso convertido

A história do falso convertido

A história do falso convertido

 

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

 

Há na Bíblia uma história muito interessante, que pode sem dúvida ocorrer em nossos dias atuais. É a história de Simão o mágico.  Sua história registrada por Lucas está no livro de Atos capítulo 8, versículos de 8 a 24.

Lucas nos relata que este senhor há muito iludia as pessoas de Samaria.E um dia Felipe o diácono eleito para servir as mesas em Jerusalém, que após a morte de Estevão, sai da cidade e vai para Samaria pregar as boas novas de Cristo tendo ali muitas vidas se entregado á pregação e sendo batizadas com o Espírito Santo, entre elas Simão.

Simão vê nas mãos de Felipe um grande poder, e pensa que poderia ter também ele esse poder, daí que se aproxima e também se torna um “convertido”, acreditando que por ter aceitado a fé teria os poderes também. Vejamos como ele é descrito por Lucas: 9 Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,10 e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: “Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder”.11 Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo.

Simão acreditava que com tão poderoso poder poderia triplicar suas rendas, e se já era considerado quase como deus, aí sim ele iria para o panteão dos deuses romanos. Simão acreditava que ao ser batizado ele ganharia gratuitamente aquele poder, mas ao ver seus planos frustrados pois isso não aconteceu, procurou então comprar, e esse fato é relatado nos versículos 18 e 19 :“E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”. Ao que foi prontamente repreendido pelo apóstolo Pedro: “Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus”.

Infelizmente ainda hoje muitos acreditam que se pode através de dinheiro comprar os dons espirituais, e que podem também como Simão acreditava em poder revender esse poder e assim auferir grandes lucros da Palavra de Deus. Creio que esse é o maior engano e erro que atualmente muitos cometem,pois, esse poder é disponível somente pela fé, e entrega ao amor do Senhor Jesus. “DE GRAÇA recebestes, de graça dai.” Conforme Mateus, capítulo 10, versículo 8,  Jesus deu essa instrução aos seus apóstolos quando os enviou para pregarem as boas novas”, essa é também a palavra que nos é dada nos dias de hoje, quando as pessoas querem vender as bênçãos, ou prometem que pela maior oferta podem ter de volta grandes fortunas ou tesouros materiais, estão na verdade praticando o que podemos chamar de simonia, ou podemos dizer discípulos de Simão.

A simoniaque é praticada pelas novas igrejasimpressiona. Usa-se do sagrado tão abertamentepela mídia para enganar milhões de pessoas, buscandodar eles a oportunidade de passear por um shopping de ofertas dos últimos lançamentos de adereços da fé. Aceitando a possível prática de Simão, desde o cartão de crédito até o vale refeição do incauto fiel. Poderíamos citar diversos artefatos vendidos nas mais diferentes igrejas, e também os mais diversos apelos promocionais ofertados que nada mais são que ofertas de Simão o mágico para os dias de hoje. Será que não podemos usar as mesmas palavras de Pedro nos dias de hoje? É hora e momento de verificar como está nossa fé e buscar dentro do estudo da Palavra o Cristo verdadeiro e a demonstração de fé que o mundo necessita para a atualidade. Shalon.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas Igreja Metodista

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal